Madeira X Cimentício que imita madeira

Madeira X Cimentício que imita madeira

A madeira foi e é muito usada na decoração de elegantes ambientes. Mas pela difícil manutenção e seu desgaste natural, ela acaba sendo um material caro para ser usado, principalmente em áreas externas. Esses problemas são resolvidos pelo cimentício que imita madeira. Com ele, você mantém a sofisticação e a atmosfera acolhedora da madeira, sem precisar gastar muita energia e dinheiro com manutenção.

Para que você possa tomar uma decisão bem informada sobre o que usar em seu piso, vamos listar as principais diferenças entre os cuidados e manutenção de ambos os materiais. 

Madeira

Limpeza

O que fazer: Para preservar a madeira e o acabamento em verniz, não utilize detergentes, alvejantes, lustra móveis ou outros produtos solúveis em água. Substâncias agressivas, como álcool e outros solventes, devem ser sempre evitadas. 

A limpeza deve ser constante, use aspirador de pó, vassoura macia, pano seco ou produtos específicos para pisos de madeira, que não são prejudiciais ao material e conferem brilho à superfície. Normalmente, eles não precisam ser diluídos em água.

O que não fazer: Não utilize panos úmidos, eles podem desgastar o rejunte e ocasionar a movimentação das tábuas, empenando a madeira ao longo do tempo. A umidade pode também provocar manchas escuras nas partes com rejunte e na camada de verniz. 

Manutenção
  • Raspagem: Como a madeira é um material orgânico, está sujeita às variações térmicas e de umidade. De tempos em tempos, é inevitável que surjam pequenas aberturas no rejunte dos tacos ou tábuas. Esse problema é resolvido com a raspagem do assoalho, nivelamento e a reaplicação do verniz, que pode ser fosco, semi-fosco ou brilhante. Outra opção é uma resina a base de água.
  • Raios solares: Proteja seu piso de madeira dos raios solares! Eles são prejudiciais ao material, podendo até mudar a sua cor. Colocar cortinas nas janelas pode ser uma boa opção.
  • Arranhões: Para não marcar o piso, evite andar com sapatos de salto alto ou solas metalizadas. Evite ter cadeiras giratórias e coloque feltro ou borracha nos pés dos móveis. Evite arrastá-los. Uma dica, é usar tapetes onde há muito tráfego de pessoas para não desgastar o material.
  • Umidade: Mantenha o piso sempre seco! Caso algum líquido derrame, não demore a secar! E quando chover, não demore a fechar as janelas. O líquido na madeira pode mofar ou manchar o piso.
  • Gordura: Ao derramar produto oleoso ou gorduroso sobre o piso, utilize apenas água e sabão ou detergente neutro o mais rápido possível. Remova, depois, o produto com um pano levemente umedecido, secando com outro pano macio e seco.
  • Proteção: Aplique um tratamento anti-cupim e verniz. O verniz pode ser a base de água ou formol e uréia. Independente da sua escolha, leia com atenção as instruções de uso! Cada um tem suas especificações.

 

Piso cimentício

Limpeza

O que fazer: Os pisos cimentícios em geral devem ser lavados com detergente neutro próprio para o material. Eles são encontrados em qualquer casa de limpeza. Dilua-o na água conforme instruções do fabricante. O excesso do produto deve ser retirado com pano úmido após a limpeza. Pode-se também utilizar máquinas de jato de água para uma limpeza mais profunda, mas sempre no modo LEQUE.

O que não fazer: Nunca se deve usar produtos com base ácida, como água sanitária, produtos para limpar pedras, detergentes de cozinha ou desinfetantes. Eles danificam a superfície dos revestimentos cimentícios com o tempo. Por isso, antes de usar qualquer produto, leia o rótulo com atenção!

Manutenção
  • Impermeabilização: Algumas peças são impermeabilizadas de fábrica, mas é preciso realizar a impermeabilização sempre que se notar desgaste no piso. Ela deve ser feita com produtos próprios para este fim e deve ser realizada com o piso previamente limpo e seco. O processo de manutenção do piso cimentício ajuda a manter suas qualidades e aumentar a sua durabilidade.
  • Cera: Sugerimos também a aplicação de cera. A periodicidade vai depender do número de pessoas que transita pela área. A fina camada de cera aplicada, vai proteger o revestimento além de intensificar sua cor. 

Na aparência, o piso cimentício e a madeira não se diferenciam, é a durabilidade e na facilidade e baixo custo de manutenção do primeiro que fazem com que ele seja escolhido pela maior parte dos arquitetos, hoje. Além disso, ele pode ser pintado de várias tonalidades para imitar diferentes madeiras.

Independente da sua escolha de material, se você fizer toda a manutenção corretamente seu piso vai durar mais e permanecer bonito por mais tempo.

Nossa linha Legno (piso cimentício que imita madeira) está na CASA COR Minas 2019 no ambiente da arquiteta Flávia Freitas.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE