O que é o piso elevado e para que serve?

Você já trabalhou em um daqueles escritórios revestidos de carpete, no qual o cabeamento que passa por baixo faz pequenas elevações, as famosas “minhoquinhas” no seu ambiente de trabalho? Esteticamente feio e muito pouco prático, não é? Pois é, mas isso vem mudando consideravelmente. Na verdade, desde a segunda metade do século XX, com a introdução da técnica de piso elevado, várias empresas abandonaram o carpete e trocaram por outros tipos de revestimentos mais elegantes e bonitos.

A técnica de pisos elevados consiste na criação de um espaço entre o piso e o contra-piso, criado a partir de pequenos módulos encaixáveis. Esse espaço permite desde a passagem de cabos até a utilização como colchão de ar para equipamentos de resfriamentos, como ar-condicionado, e no caso de países de clima mais frio, aquecimento.

Vantagens do piso elevado

As principais vantagens do piso elevado consistem na sua capacidade de esconder cabos e outros componentes típicos de escritório, sem a necessidade de utilização de carpete. Os carpetes são considerados como revestimentos mais propícios para climas frios, e por isso sua aderência aos escritórios brasileiros, apesar de relevante, sempre foi contestada pelos usuários.

Com a técnica de pisos elevados associada às características já marcantes dos pisos cimentícios, é possível criar um ambiente mais clean, elegante e muito mais agradável. Além de manter a durabilidade e facilidade de manutenção dos revestimentos cimentícios.

Os pisos elevados podem ser facilmente removidos para a manutenção e inspeção no cabeamento, evitando assim a diferença estética entre materiais novos e usados. Quem nunca se deparou com aquele quadradinho de carpete novinho, em meio ao antigo que já convivia com você por mais de 10 anos?

Mas não é isso, os pisos elevados também podem ser utilizados para funções associadas à temperatura do ambiente, seja através de um colchão de ar, com insulamento do ar pelo piso, propiciando maior conforto, por não criar as zonas extremamente frias. De novo, quem nunca teve aquela guerra pelo controle do ar no ambiente de trabalho?

Além de poder ser usado como passagem de água gelada, e em casos de países mais frios, como forma de aquecimento do piso.

Mas como funcionam os pisos cimentícios elevados?

Os pisos cimentícios elevados consistem basicamente nas placas originais de pisos cimentícios associadas às técnicas de elevação, compostas por pequenas estacas e/ou formas que propiciam a elevação com o melhor encaixe, como pode ser visto a seguir.

piso elevado de concreto

Outra forma de elevação consiste na utilização de bandejas de sustentação, conforme a imagem abaixo:

piso elevado

Os pisos cimentícios são uma combinação perfeita para ambientes com pisos elevados, pois agregam a técnica às suas capacidades já existentes, como durabilidade, manutenção da temperatura e facilidade na limpeza e manutenção. Além de propiciar ao usuário maior conforto e um ambiente livre de ácaros, extremamente comum em pisos acarpetados.

Os pisos elevados são uma excelente solução para ambientes corporativos, especialmente quando associados às linhas Strutturare de pisos cimentícios, proporcionado maior durabilidade, flexibilidade e elegância. Na Strutturare os pisos Pantheon, Vaticano, Trevi, Navona e Disabilitato podem ser utilizados como piso elevado. Consulte um de nossos representantes para saber mais sobre o piso elevado cimentício.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE