Decidir qual o melhor piso para área externa de uma casa, prédio ou até mesmo estabelecimento comercial pode ser um desafio. Há diversos modelos no mercado e o ideal é considerar qual será a utilidade do ambiente, já que pisos externos têm diferentes funções.
Não há somente uma especificação ideal para piso para área externa, mas há soluções no mercado para diferentes necessidades. Por isso é importante avaliar alguns fatores. Conheça estes fatores abaixo e quais os melhores pisos cimentícios para cada projeto.
1. Qual o tipo de ambiente em que o piso para área externa será utilizado?
Algumas das opções que você deve considerar podem ser:
- Varanda;
- Área de piscina;
- Área de churrasqueira;
- Cozinha externa;
- Playground;
- Garagem;
- E outros.
1. Quem são os maiores usuários do espaço?
Pense em quem estará no espaço a maior parte do tempo e quais as principais características dessas pessoas e do seu uso do espaço.
- Adultos;
- Crianças;
- Pessoas com deficiências;
- Veículos pequenos;
- Veículos grandes;
2. Qual o nível de tráfego da área?
Considere a finalidade da área e qual a frequência de uso.
- Tráfego pesado, com máquinas e muitos trabalhadores;
- Tráfego leve, área residencial;
- Tráfego médio, área comercial com pequenos veículos de entrega;
- E outros.
1. Outras características do espaço
Considere também o espaço que esta área externa está sendo construída.
- A área é molhada? Com chuva, piscina, chuveiros ou sistema de irrigação?
- A área recebe constante iluminação solar?
- Os usuários irão caminhar descalços ou calçados nesta área?
- Haverá muitas plantas na área?
- Qual o sistema de drenagem que será utilizado?
- Com qual frequência de manutenção deseja para o piso, como limpeza e impermeabilização?
Seguindo esta lista, tente pensar em todas as características da sua área externa antes de escolher o piso perfeito. Não se esqueça de que essa escolha é muito importante, pois este piso não deverá ser trocado por muitos anos.Agora vamos às opções de pisos cimentícios para área externa que o mercado oferece.
O piso cimentício é considerado ideal para áreas externas devido à sua versatilidade e fácil manutenção. O piso cimentício, dependendo da tecnologia como ele foi desenvolvido pode ser antiderrapante, drenante, permeável, atérmico e até mesmo ter designs diferenciados, imitando madeira e pedra. Não estamos falando aqui do piso de cimento queimado ou daquele velho piso de fábrica. Mas sim de pisos desenvolvidos com a tecnologia de concreto, apresentando grandes resistências, para tráfegos leves e pesados, design diferenciado, alta durabilidade e fácil de limpar.
Piso cimentício antiderrapante
O piso cimentício desenvolvido com uma maior textura é antiderrapante. Mesmo em contato com água o piso não derrapa e é seguro para crianças e idosos. Ele é ideal para áreas molhadas como área de piscina e jardins.
Piso cimentício drenante
O piso drenante ajuda no escoamento de água, evitando empoçamentos em alagamentos. Este piso permite que a água passe por ele e retorne ao solo, escoando de maneira fácil. Ele é ideal para calçadas, garagens, jardins e áreas que tem costume de alagar. Além disso, sua textura o torna antiderrapante, diminuindo os riscos de escorregões em áreas molhadas.
Piso cimentício permeável
O piso permeável é bem similar ao drenante, apenas com o diferencial do volume de escoamento e da sua aparência. Por ser feito com partes menores de cimento e granitinas, o piso permeável, além de escoar a água da chuva ou de áreas molhadas, oferece um maior conforto para os pés e um design mais leve. O piso cimentício permeável é ideal para áreas de piscina, pois, além de ser permeável, é também antiderrapante.
Piso cimentício atérmico
Quase todos os pisos cimentícios podem ser atérmicos. Esta função dependerá muito mais da cor do piso do que do seu design. Por isso você pode sim combinar funções e ter um piso antiderrapante, permeável e atérmico para a sua área externa. Leia mais sobre os pisos atérmicos neste post do nosso blog.
Piso cimentício que imita madeira
A madeira traz muita sofisticação para ambientes. Mas a necessidade de constante manutenção e a sua fragilidade com relação ao sol e à água faz com que a madeira não seja escolhida para áreas externas. Mas uma tecnologia desenvolvida com pisos cimentícios desenvolveu um piso com base no cimento, mas que visualmente é como madeira. Assim você tem a durabilidade, resistência e baixa manutenção do cimentício com o visual da madeira. Este piso é ideal para decks, área de churrasqueira e varandas.
Piso cimentício que imita pedra
O piso cimentício também foi desenvolvido para imitar pedra. O piso de pedra também precisa de muita manutenção e seu rápido desgaste faz com que ele tenha caído de moda e substituído por outros pisos mais práticos. Mas o piso cimentício parecendo pedra trouxe a durabilidade para a pedra, por isso este piso pode ser utilizado em qualquer área externa, como cozinhas externas e playgrounds.
Esperamos que este post tenha te ajudado a escolher o melhor piso para área externa! Se ainda tiver dúvidas e quiser conhecer as opções Strutturare, envie um email para contato@strutturare.com.br