Revestimentos cimentícios ainda são considerados uma novidade para muita gente. Apesar de sabermos da existência deste tipo de revestimento para piso e parede, muitos ainda atrelam sua imagem ao cimento queimado ou o chão de fábrica. Mas quando descobrem que há várias outras opções modernas para todos os tipos de projetos, todos querem saber mais e se informar sobre os revestimentos cimentícios. E para ajudar nessa procura por informações, reunimos aqui as principais dúvidas dos nossos clientes, parceiros e seguidores em um só lugar.
Quais as principais vantagens dos revestimentos cimentícios com relação a outros materiais?
Os revestimentos cimentícios conseguem oferecer algumas vantagens que outros revestimentos não conseguem por serem feitos com base no cimento. O produto base do revestimento traz as seguintes vantagens:
- Pode ser usado em ambientes internos e externos, sem ser afetado pela exposição ao sol ou chuva.
- A resistência de um produto com base no cimento é muito maior que produtos concorrentes. Dessa forma o revestimento cimentício pode ser usado também em áreas com grande tráfego de pessoas e até tráfego de veículos.
- A durabilidade do revestimento cimentício é muito alta, sendo assim um produto que irá durar por muito tempo sem se deteriorar e com manutenção básica.
- A manutenção e limpeza dos revestimentos cimentícios é feita com limpeza com detergente neutro, sem precisar de produtos específicos mais fortes. Alguns produtos cimentícios específicos podem precisar de impermeabilização quando instalados e manutenção desta impermeabilização somente depois de alguns anos.
- Cores e tamanhos podem ser mudados conforme necessidade e replicados exatamente como o original quando peças novas são solicitadas.
- Com os revestimentos cimentícios você pode encontrar várias características em um só produto. Um produto pode ser ao mesmo tempo drenante, atérmico e antiderrapante, resolvendo diferentes problemas de um projeto.
- A versatilidade dos revestimentos cimentícios os torna aplicáveis em qualquer projeto. Pisos, revestimentos de parede, rodapés, calçadas, jardins, escadas, borda de piscina e várias outras aplicações são possíveis com os revestimentos cimentícios.
Como é feita a limpeza dos revestimentos cimentícios?
A limpeza dos revestimentos cimentícios é simples, realizada somente com detergente neutro para pisos e revestimentos diluído em água conforme as orientações do fabricante do detergente. Esse detergente deve ser aplicado no revestimento com panos úmidos sempre que necessário. Alguns revestimentos e pisos, assim que instalados, requerem impermeabilização ou tratamento superficial. Este tratamento assegura a durabilidade do produto e só deve ser refeito se forem percebidos desgastes.
Todo piso cimentício é atérmico?
Não, nem todos os pisos cimentícios são atérmicos. Esta especificidade está relacionada à tecnologia do produto e às pigmentações usadas para chegar à cor final do produto. Os pisos cimentícios atérmicos são os de cores mais claras, que retém menos calor. Mas é importante confirmar com o fabricante, pois nem todos os pisos cimentícios de cores claras são atérmicos. Há muita tecnologia e testes envolvidos no desenvolvimento de pisos atérmicos.
Qual o método de assentamento dos revestimentos cimentícios?
Os revestimentos cimentícios não se diferem muito de outros revestimentos em seu modo de instalação. Devem ser aplicados em contra piso ou reboco, nivelado e limpo, utilizando argamassa colante e rejunte. A limpeza do produto e do local após aplicação é muito importante para garantir a beleza e durabilidade do produto. Deve-se sempre seguir as instruções do fabricante, já que produtos diferentes podem ter especificidades que necessitam de outros cuidados nos sistema de revestimento.
Onde os revestimentos cimentícios podem ser utilizados?
Hoje os revestimentos de parede e pisos cimentícios são muito versáteis e podem ser aplicados em qualquer projeto. Eles são ideais para áreas externas por poderem ser expostos à umidade e ao calor. Mas ao mesmo tempo há linhas mais finas e clássicas que podem ser utilizadas em ambientes internos, como quartos, salas e até mesmo banheiros e cozinhas. Além disso, também são desenvolvidas bordas, grelhas, pisos drenantes e pisos elevados, podendo levar assim o piso cimentício para qualquer lugar do projeto. Enquanto os revestimentos de parede, por serem resistentes inclusive ao mofo, podem ser aplicados em banheiros, salas e cozinhas, com designs 3D, tijolo aparente e outros.
Você tem outras dúvidas? Escreva para a gente para contato@strutturare.com.br ou compartilhe sua dúvida aqui embaixo. Esperamos assim esclarecer todas as dúvidas sobre os revestimentos cimentícios!