Lareira no inverno: qual a melhor opção para a sua casa?

As lareiras estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. Casas em locais mais afastados, sítios e fazendas no meio da natureza ou em vales e montanhas, podem ficar bem frios no inverno. E como o sistema de calefação ainda não é tão comum, uma ótima opção é a instalação de uma lareira.

Ela consiste basicamente em um espaço revestido de materiais não inflamáveis, como pedras, tijolos e concreto, com uma saída para uma chaminé (nem sempre necessária). Neste espaço você pode queimar madeira ou outros materiais apropriados, produzindo calor para esquentar a sua casa. O ideal é que a lareira seja instalada no centro da casa, para distribuir seu calor.

Além do cômodo em que ela é colocada, os cômodos que dividem a parede com a lareira e com a saída da chaminé também ficam bem quentinhos quando esta é usada. Mas se a casa é muito grande, vale a pena pensar em colocar uma lareira na sala e outra no quarto principal, criando dois cômodos quentinhos e aconchegantes.

Então, antes de escolher qual o tipo  funcionará melhor para você, escolha o cômodo onde ela será colocada. Se a casa já foi construída e uma obra será realizada, leve em consideração o tipo da lareira e o local mais prático para se instalar. Agora, se você está começando o seu projeto, o seu arquiteto poderá te ajudar a pensar no melhor local para que  o calor seja bem distribuído pela casa. Lembre-se que hoje existem inclusive opções de lareira para apartamentos. Então se você adora a ideia, saiba que você pode instalar em praticamente qualquer lugar.

Hoje existem várias opções no mercado, mas são principalmente três tipos: lareira a gás, lareira elétrica e a tradicional lareira a lenha. Cada uma tem seus prós e contras, além de indicações de instalação. Confira abaixo os principais tipos de lareira para te ajudar a escolher a lareira que é a melhor para a sua casa.

Lareira a gás

A lareira a gás é uma das mais moderna no mercado. O benefício é que ela não gera fumaça e resíduos, como nas que funcionam pela queima de madeira. Por isso ela é muito prática, sem precisar da limpeza após cada uso e pode ser acesa por um simples botão. Sua chama é acesa por combustão de gás, seja ele natural ou de botijão mesmo (há diferentes modelos para diferentes tipos de gás). Para instalar a lareira a gás você precisa de um ponto de gás, assim como o de um fogão, e um revestimento com tijolos refratários, que podem variar conforme o tipo que você escolher. A chaminé não é exigida, mas é recomendada para que o gás carbônico proveniente da queima saia do ambiente com mais rapidez.

Este tipo de lareira é muito utilizado em apartamentos e quartos, justamente por não produzir fumaça e se conectar ao mesmo gás usado na cozinha. Você pode optar pela lareira linear, que utiliza um berço de cerâmica para receber o gás, ou a lareira de lenho tradicional, que é muito similar à de lenha, mas utiliza grelha e toras de fibra cerâmica para receber o fogo.

lareira

lareira a gás linear

lareira

lareira a gás de lenho

Lareira elétrica

A lareira elétrica, como o próprio nome diz, funciona através da eletricidade. Seu sistema funciona como um aquecedor, sem gerar o fogo em si. Por ser conectada à energia, essa lareira pode ser instalada em qualquer local e não precisa de chaminé nem limpeza, já que não produz nenhum tipo de fumaça ou resíduos. Só é recomendado que haja um recipiente com água no local, já que, como os aquecedores, a lareira elétrica também retira a umidade do ar no ambiente.

Com certeza este é o modelo mais prático, pois é acesa a partir de um botão e pode ser instalada em qualquer lugar. E para quem procura o visual da chama, toras de cerâmica são usadas, imitando a madeira, e as chamas são produzidas por imagens em 3D. Alguns modelos inclusive tocam o barulho da madeira estalando.

Existem diversos modelos de lareira elétrica, mas com certeza este também é o tipo de lareira mais cara, pois além da instalação, você utiliza bastante energia elétrica. E este pode ser também um porém para os dias em que falta energia em casa. Esta lareira só funcionará quando houver energia elétrica funcionando. Então, em casos de tempestades em que você está sem luz e seu sistema de calefação não funciona, sua lareira também não funcionará para manter a casa aquecida.

lareira eletrica

Lareira a lenha

A lareira a lenha é a mais tradicional. Hoje ela ganhou designs bem modernos e acompanha as tendências de design de interiores. O ponto mais forte da lareira tradicional é o aconchego sem igual que ela traz. O barulho da madeira estalando, o efeito visual, os designs de lareiras enormes, nada disso pode ser replicado por outros tipos de lareira. Além disso, gravetos e madeira são mais baratos e acessíveis que o gás ou a energia elétrica. Se sua casa é no meio da natureza, você pagará somente pela instalação da lareira e depois usará lenha que encontrar na sua propriedade. Basta mantê-la em lugar seco e buscar quando for acender a sua lareira.

Mas a lareira a lenha precisa de mais manutenção que as outras. Além de você precisar ter espaço para armazenar a lenha, cada vez que você for usar acender a lareira com fogo, lenha e produtos próprios. Durante o uso é preciso repor a lenha e não deixar o fogo apagar. E após o uso é preciso retirar as cinzas resultantes da queima da madeira. Este processo pode ser trabalhoso para alguns e prazeroso para outros.

A lareira a lenha precisa obrigatoriamente de uma chaminé, pois precisa que a fumaça saia para outro lugar além de dentro de casa. Mas ao mesmo tempo, a lareira a lenha é a que alcança maiores temperaturas, sendo a mais eficaz para realmente esquentar um ambiente.

As lareiras a lenha hoje têm designs incríveis, podendo ser tradicionais, com revestimento em pedras e tijolos, ou as mais modernas, combinando com decorações mais contemporâneas.

lareira a lenhalareira

Encontrou o melhor tipo de lareira para a sua casa? Conheça agora mais sobre os revestimentos cimentícios que, por terem o concreto como base, podem ser usados para revestir lareiras e ambientes expostos ao calor.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE