00Por ser um produto que vem do concreto, ele pode ser trabalhado de maneiras diversas, com diferentes aditivos, texturas, formatos e cores, resultando em uma enorme gama de variedades de produtos finais. Por isso vamos contar um pouco sobre cada produto cimentício disponível no mercado.
Piso cimentício
O piso cimentício é desenvolvido através da tecnologia de concreto com agregados especiais. Cada fórmula gera um produto diferente que, colocado em diferentes formas, resultam em um produto final totalmente personalizável. Há pisos cimentícios mais finos, mais grossos, coloridos, mais resistentes, e tantas outras variedades. O piso cimentício em si também é uma categoria muito versátil, que apresenta produtos como:
- Pisos atérmicos: usando a alquimia de cores, pisos cimentícios podem ter uma baixíssima absorção de calor, se tornando atérmicos. Estes pisos são ideais para áreas externas, como piscina, jardins e playgrounds.
- Pisos drenantes: A granulação do piso cimentício, juntamente com uma proporção ideal de agregados, constrói um piso ideal para a drenagem de água. Este piso é instalado direto no solo, encaixados e sem argamassa, contribuindo para o escoamento da água e se tornando um grande aliado do meio ambiente. Este piso é ideal para jardins, garagens e calçadas.
- Pisos elevados: Os pisos elevados são usados para criar um vão entre o contra piso e o piso, onde pode-se passar fiação e tubulações. O piso cimentício se encaixa perfeitamente nos pedestais de piso elevado, sendo facilmente retirados e sem causar danos aos pisos, que são altamente resistentes. Os pisos elevados são muito usados em escritórios e data centers.
- Pisos antiderrapantes: O uso de diferentes agregados possibilita o desenvolvimento de diferentes texturas no piso cimentício. Essa textura, quando alinhada à tecnologia do concreto, cria pisos antiderrapantes, ideais para áreas externas e molhadas, onde há grande fluxo de pessoas.
- Pisos lisos: O piso cimentício pode ir muito além do piso cinza e áspero. As pesquisas foram longe e hoje há pisos cimentícios totalmente lisos. Não são ásperos e podem ter cores clássicas, como champagne, palha e até branco. Estes pisos lisos são muito mais resistentes que outros pisos, sendo então ideais para áreas internas com grande fluxo de pessoas.
- Piso que imita madeira: O piso cimentício hoje consegue até imitar a madeira. Simulando as cores e as texturas da madeira, o piso cimentício consegue trazer maior facilidade de manutenção e limpeza, assim como maior resistência e a possibilidade de ser utilizado em áreas externas e internas.
Revestimento de Parede Cimentício
Os produtos cimentícios também podem ser desenvolvidos para a parede. Diferentes formatos e cores podem ser aplicados, trazendo beleza e modernidade para a parede, mas com muita resistência. Os revestimentos de parede cimentícios são resistentes à umidade e não se quebram facilmente.
Borda e Grelha
Além dos pisos ideais para área de piscina, como o atérmico e antiderrapante, o cimentício também pode ser desenvolvido para borda de piscina e grelha para o escoamento. A possibilidade desses artefatos serem desenvolvidos com o mesmo material do piso faz com que o projeto fique muito mais harmônico.
Cobogós cimentícios
Os tradicionais cobogós, ou elementos vazados, podem também ser cimentícios. Usando a tecnologia do concreto pode-se desenvolver cobogós modernos e extremamente resistentes, podendo ser usados em áreas internas e externas, assim como jardins e fachadas.
Artefatos
O cimentício também pode ser usado para desenvolver artefatos diferentes e únicos, como bancos, mesas, vasos, chapéu de muro e muito mais.
A versatilidade do cimentício faz com que os desenvolvedores consigam atender os desejos e necessidades de arquitetos, paisagistas, designers e clientes finais, com produtos que encaixam perfeitamente em seus projetos, com uma variedade de formatos, texturas e cores imensa.