A fabricação de pisos de diversos modelos muitas vezes se dá em grandes fábricas e processos industrializados. Mas o piso cimentício é produzido de forma mais artesanal, o que traz qualidades específicas às peças e muitos benefícios na produção. Quer saber então como é produzido o piso cimentício?
A matéria prima do piso cimentício
A diferença da produção do piso cimentício começa na matéria prima. A base do piso é o cimento, misturado com diversos agregados e aditivos especiais. Esses agregados podem ter diversas formas, como pedras, vidro e resíduos. Muitas vezes, resíduos de mineradoras e outras fontes podem ser reutilizados na fabricação do piso cimentício. Materiais que seriam destinados a barragens de rejeitos podem ser reutilizados para uma função produtiva, sendo assim um lucro para o meio ambiente.
O cimento, juntamente com esses agregados, se torna o material que irá formar o piso cimentício. Muito estudo e pesquisa precisa ser desenvolvido para que o piso tenha todas as qualidades necessárias, como resistência e durabilidade. Diferentes misturas desenvolvem pisos lisos, antiderrapantes, decorativos e tantas outras possibilidades.
As cores do piso cimentício
O piso cimentício tem a versatilidade de poder ter diferentes tons e cores. Isso porque ele apresenta a possibilidade de se aplicar diferentes pigmentos em um processo chamado alquimia de cores. Com taxas de proporções testadas e os pigmentos corretos, o piso cimentício oferece uma variedade de possibilidades de praticamente qualquer cor, podendo ser até personalizado.
É também a partir deste trabalho de alquimia de cores que os pisos atérmicos são desenvolvidos, com cores que não absorvem calor e proporcionam pisos ideais para áreas externas, principalmente áreas de piscina.
Produção do piso cimentício
Tendo a matéria prima e os pigmentos estabelecidos, o piso cimentício é produzido artesanalmente através de moldes onde essa mistura é colocada. Os moldes são desenvolvidos com diferentes designs, proporcionando assim a variedade de formatos, tamanhos e texturas.
A mistura deve secar para depois ser desinformada e passar por processos de acabamento, impermeabilização, e, dependendo do estilo, pintura e verniz.
Este processo é todo feito artesanalmente, sem a utilização de fornos enormes ou processos industriais. O processo não polui o meio ambiente e ainda dá a cada piso características únicas.
Todo o processo de produção do piso cimentício é feito a partir de muito estudo e tecnologia. Dessa forma a Strutturare consegue oferecer o melhor em revestimentos cimentícios e uma grande gama de variedade para nossos consumidores. Acesse nosso site e conheça nossa seleção de produtos: http://strutturare.com.br/produtos/. Se preferir, entre em contato com nossa equipe e solicite o nosso catálogo virtual pelo e-mail contato@strutturare.com.br.