O cobogó é um elemento vazado que foi criado em 1929 por três profissionais, um engenheiro e dois comerciantes, em Pernambuco. Ele foi criado com inspiração no muxarabi árabe, uma tela de madeira vazada. Para a utilização em espaço urbano e comercialização, o cobogó foi criado originalmente usando o cimento como principal matéria prima.
Hoje o cobogó é um recurso construtivo muito presente na arquitetura do nosso país, ganhando popularidade por sua versatilidade. A parede de cobogó permite a penetração da luz e corrente de ar, sem tirar a privacidade do ambiente.
Os cobogós foram muito usados em fachadas e áreas externas de projetos residenciais e comerciais, principalmente na década de 60, quando eles imprimiam um estilo único da época. Hoje os cobogós ganharam espaço também em ambientes internos.
A função do cobogó em ambientes internos
Com a modernização da arquitetura e diminuição dos espaços urbanos, apartamentos e salas comerciais estão menores e precisam de opções criativas de aproveitamento de espaço e decoração. Assim, surgiu uma nova função para o cobogó, como um divisor de ambientes em áreas internas.
Cobogós são opções muito versáteis para diferentes estilos e ambientes. Há diferentes cores, formatos e tamanhos, que podem ser usados em combinação com diferentes estilos de ambientes. Sendo assim, o cobogó pode ser usado na divisão de dois ambientes, mantendo a privacidade de ambos, mas com um senso de permeabilidade que as paredes não permitem.
Como usar o cobogó?
Para usar o cobogó deve-se projetar a divisão do ambiente e aplicá-lo como um revestimento. Ele não é a substituição de uma parede de alvenaria, mas pode dividir ambientes. É preciso calcular a sustentação caso queira que uma parede seja substituída por cobogós. Dependendo do tamanho da parede de cobogós (normalmente até 1,80m), elas podem ser construídas no vão sem uma estrutura de fixação.
Se não houver mudanças estruturais, o cobogó poderá substituir uma parede ou venezianas, criando uma divisão que permite a privacidade. O cobogó é uma opção eficiente e econômica para reformas em lugares quentes que procuram manter a ventilação. É uma opção especialmente eficiente para ambientes pequenos que precisam de divisão.
Cobogó Maia | Strutturare
A escolha do modelo de cobogó e a cor é muito importante e deve estar em sintonia com todo o ambiente. A parede de cobogós deve ser usada como o ponto de atenção do ambiente, e por isso faz parte da decoração. Escolha modelos com cores e design que combinem com o estilo dos móveis e objetos de decoração. Você pode optar por designs retos, suaves, modernos, românticos, além de cores mais chamativas ou cores discretas.
Os cobogós cimentícios, assim como os outros revestimentos cimentícios, possuem alta durabilidade e resistência, assim como fácil manutenção e limpeza.
A Strutturare oferece uma grande gama de estilos de cobogó, além das opções dupla face. Os cobogós dupla face tem acabamento em ambas as faces, sendo usados principalmente em ambientes internos. Há também o uso de pequenas granitinas que trazem sofisticação e modernidade para os cobogós Strutturare.
Visite nossa página de cobogós e conheça os modelos Strutturare.
Para mais informações, dúvidas e opções de compra, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail contato@strutturare.com.br ou pelos telefones 31 3589-6050 | 31 99962-3035.