A criação da luz elétrica e do ar condicionado trouxeram tantos benefícios para a humanidade, que impactaram até mesmo na construção de casas no mundo todo. Um desses impactos tem relação com a resposta das edificações ao meio ambiente e ao clima regional, preocupação comum antes da invenção dessas tecnologias. Por outro lado, a crescente conscientização ambiental da atualidade fez ressurgir a arquitetura bioclimática, termo que iremos entender melhor neste artigo.
Você conhece este tipo de engenharia, que se preocupa com a construção de casas e edifícios verdes?
Quais são os problemas resolvidos pela arquitetura bioclimática?
Os engenheiros e arquitetos de edifícios mais antigos tinham uma única preocupação: adaptar a construção ao clima natural da região. Isso significava criar condições para reter e manter o calor adequado dentro das casas. Podemos extrair alguns exemplos incríveis nesse sentido.
Na China e no Japão, por exemplo, o telhado curvo e de pontas altas não é uma invenção estética. Sua forma possibilita controlar a queda da água da chuva e da neve. Outro exemplo, de centenas de anos atrás, diz respeito ao modelo das casas escandinavas.
Nessa cultura, as paredes e o telhado eram revestidos com grama. O verde tinha a capacidade de refrescar o interior da edificação no verão. Já no inverno, ele criava isolamento térmico capaz de manter o interior aquecido.
Esses são apenas alguns exemplos das primeiras construções bioclimáticas. Por outro lado, o avanço da tecnologia e a globalização criaram um movimento que anda na contramão da bioarquitetura.
No mundo todo, utilizam-se materiais e técnicas semelhantes na construção de edifícios. O resultado disso é o levantamento de arranhas céus de vidro em países extremamente quentes, gerando alto custo de energia para o seu resfriamento.
Assim, podemos dizer que a arquitetura bioclimática tem a missão de projetar construções que levam em consideração as condições climáticas e ambientais próprias de uma região. Sua missão é alcançar o conforto térmico ideal no seu interior com baixo uso de energia elétrica. Por isso, esse é um modelo sustentável e muito importante na atualidade.
Como a arquitetura bioclimática pode ser implementada?
Para construir projetos bioclimáticos não é necessário utilizar sistemas complexos, ou investir em tecnologias caras. Isso é possível planejando a localização da construção, a captação de água pluvial, a sombra e a luz solar.
Para obter uma casa alinhada com o clima, e com a natureza local, é preciso pensar na sua funcionalidade e não apenas em projetos da moda. Isso não é algo complicado, já que apenas com a localização correta de portas, janelas e com o uso de materiais que possibilitem o aproveitamento da luz natural, como os elementos vazados, é possível obter o máximo de conforto no interior do ambiente.
Os profissionais que se preocuparem mais com a sustentabilidade, desenvolvendo projetos de arquitetura bioclimática, não estarão apenas contribuindo para um planeta mais sustentável. Eles estarão à frente do desenvolvimento de novos costumes!
O que achou do conteúdo? Esperamos ter elucidado suas dúvidas para fazer a melhor escolha para o seu projeto! Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o assunto.