Não é novidade que a inovação vem sendo aplicada em diversos segmentos de produtos e serviços pelo mundo. Por outro lado, perceber a chegada do futuro em nossa profissão é algo assustador. Você conhece as previsões de novas carreiras no setor, criadas pela chegada da tecnologia na arquitetura?
Acredite: as novas tecnologias mudarão de forma expressiva o formato e a prática da profissão. Isso porque estamos apenas na superfície da aplicação de soluções já disponíveis, como a impressão 3D, a robótica, a realidade aumentada e a virtual.
Portanto, se você quer estar preparado para o futuro da arquitetura, recomendamos a leitura deste artigo! Provavelmente você irá repensar o seu planejamento de carreira.
Carreiras de tecnologia na arquitetura
O acesso a dispositivos tecnológicos, como óculos de Realidade Aumentada, gerou uma corrida pela criação de ambientes virtuais em diversos segmentos, como a Medicina e a Engenharia. Por outro lado, existem outras técnicas pouco exploradas na arquitetura.
Por outro lado, algumas empresas já vêm se preparando para não perder as oportunidades trazidas pela tecnologia na arquitetura. Com isso, novos postos de trabalho vêm sendo criados para tornar o setor mais avançado tecnologicamente.
A seguir, conheça algumas carreiras do futuro na arquitetura.
Designer de interface háptica
Se você se surpreende com a realidade virtual, então, vai ficar totalmente sem chão com a tecnologia háptica. Essa inovação adiciona mais “realidade” à realidade virtual. Além de imergir em ambientes criados por realidade virtual, os usuários também poderão sentir os materiais e superfícies tocados em sua experimentação.
Por isso, a implementação de interfaces hápticas em tours virtuais em casas e apartamentos tornará a tomada de decisão de clientes ainda mais fácil. Assim que essas tecnologias estiverem unidas e acessíveis, pode-se apostar que os escritórios de arquitetura terão que se adaptar à inovação.
Modeladores de realidade imersiva será a próxima carreira de tecnologia na arquitetura
O ano de 2020 mostrou para o mundo que é possível trabalhar em home-office e, inclusive, visitar apartamentos sem sair do lugar. Isso porque a realidade virtual foi uma das apostas das construtoras para não perder vendas causadas pelo isolamento social.
No entanto, não pense que essa é uma inovação que será utilizada apenas durante a pandemia. A realidade virtual já é um investimento que vem sendo feito por empresas de arquitetura e engenharia no mundo todo. Isso porque apresentar um projeto em 3D não será capaz de ajudar o cliente a decidir sobre seu investimento.
Ao invés disso, fazer com que ele possa vivenciar os edifícios ainda não construídos será a próxima revolução no setor. Para suprir essa demanda, profissionais de animação e criação de games têm sido cada dia mais convocados no segmento.
No entanto, mais cedo ou mais tarde será função do arquiteto criar seus projetos a partir desta tecnologia. Você está preparado?
Designer de simulação virtual fará parte do futuro da tecnologia na arquitetura
Ser capaz de prever como as pessoas irão utilizar os espaços internos de um edifício será uma tarefa do cotidiano dos arquitetos do futuro. Por isso, a carreira de designer de simulação virtual será uma das mais disputadas.
Analista de dados
O avanço e acessibilidade de equipamentos com big data nas residências, bem como o registro de dados dos usuários, fará com que seja necessário contratar profissionais capazes de interpretar todas essas informações.
Esta já é uma profissão em alta demanda nos setores de tecnologia e marketing. No entanto, em breve ela também será necessária na arquitetura.
Diretor de tecnologia
Todas as carreiras mencionadas acima irão demandar a presença de outro profissional: o diretor de tecnologia. Esta será a pessoa responsável por garantir que o escritório de arquitetura utilize as tecnologias mais recentes, além de criar roteiros para o crescimento tecnológico da empresa.
O que você achou das oportunidades criadas pela tecnologia na arquitetura? Você já está preparado para este futuro? Deixe sua resposta nos comentários!