TUDO que você precisa saber sobre pisos cimentícios antes de tomar a sua decisão

Antigamente, o piso feito com microconcreto costumava ser aplicado em locais de caráter mais industrial, como chão de fábrica e galpões. Ao notar os benefícios deste material, ele foi ganhando espaço e seu uso foi sendo ampliado. Hoje, encontramos facilmente em áreas residenciais, comerciais e até mesmo em muitas obras públicas de grande porte (como praças) graças aos inúmeros benefícios que eles proporcionam.

Quando comparado a outros revestimentos, a versatilidade de aplicação é uma característica pungente, visto que de acordo com o acabamento dado, o piso pode ter ares retrô ou completamente moderno, se adequando ao entorno e ao ambiente projetado.

Vamos saber mais sobre revestimentos a base de cimento?  Continue lendo este artigo para tirar as suas dúvidas sobre os pisos cimentícios. Garanto que há muita informação relevante para a sua escolha de revestimentos.

 

Afinal, o que é um piso cimentício?

 

 

 

Os pisos cimentícios nada mais são que pisos feitos à base de um traço determinado de cimento e outras matérias primas como granitinas, resíduos de minérios, vidros e pigmentos. São estes componentes que dão as “estampas” diferenciadas a cada linha de produto 

Na fabricação, que é quase na sua totalidade um processo manual, os pisos cimentícios têm baixo uso energético e sua cura é feita sem uso de calor, fato que os tornam produtos sustentáveis. 

Suas principais características são a durabilidade, resistência e versatilidade. Por isso, é muito encontrado em locais onde há tráfego pesado e constante, como garagens e áreas onde há grande circulação de pessoas.  Mas nas residências ele também vem sendo empregado, pois além de dar aquela bossa industrial, ele ganha de concorrentes como porcelanato e cerâmicas no quesito durabilidade.

Vamos recapitular as principais vantagens do piso cimentício?

 

  • Durabilidade e resistência: possui uma vida útil maior que a de outros revestimentos e apresenta excelente resistência ao tempo e a atritos, ideais para serem utilizados em locais com grande e constante tráfego.
  • Fácil aplicação: não exige procedimentos complicados, sendo de fácil assentamento e baixa dilatação
  • Contraste estético: é possível encontrar texturas e formas variadas de pisos cimentícios que remetem a estilos completamente diferentes. Ele transita desde o vintage com memórias afetivas, até o moderno estilo industrial, podendo se adequar a qualquer projeto.
  • Sustentabilidade: seu processo de fabricação dispensa o uso de fornos e, portanto, não emite gases poluentes. Também, na sua composição pode-se usar resíduos de minérios que seriam descartados na natureza.
  • Manutenção: esse tipo de revestimento não exige grandes cuidados, sendo mínima.

Mas nem tudo são flores, né? Então temos que colocar os contras para que as pessoas possam adquirir seu revestimento sabendo o lado B da coisa também.

Quanto às desvantagens, podemos citar:

  • Conforto: nem todas as apresentações de pisos são estampas tão agradáveis ao toque. Às vezes, locais que precisam de maior aderência e atrito pedem superfícies mais rústicas, e o pisar não é tão macio como seriam outros materiais.

Outro quesito a ser levado em consideração ao analisarmos conforto, agora térmico é que enquanto as cores claras não absorvem calor (o que é um ponto super positivo para áreas de sol pleno) as cores escuras podem atingir temperaturas extremamente altas. Daí surge a necessidade de se conhecer as propriedades do concreto para fazer uma especificação assertiva.

  • Porosidade: o concreto apresenta porosidade elevada, o que pode favorecer a presença das tão temidas infiltrações caso a área de aplicação não esteja preparada para recebê-lo. Portanto, deve ser dada atenção especial durante sua instalação e utilizar hidrofugante para proteger toda a superfície e evitar o surgimento de manifestações patológicas. 

Chegamos então a um ponto crucial.

E a manutenção?

 

Os pisos cimentícios não exigem procedimentos complexos de limpeza e manutenção, sendo mais um ponto a favor do seu uso nas obras.

Basta lavar com água e sabão neutro. E ao hidrofugar toda a superfície, você consegue impedir o acúmulo de sujeiras além de protegê-la contra as possíveis ações nocivas da água. Quando instalado de maneira correta, dificilmente você precisará trocar as peças visto que elas são extremamente duráveis e resistentes. 

Isso é uma grande vantagem, pois você fará, praticamente, apenas o investimento inicial, não pedindo gastos ao longo dos anos, e conseguindo manter a beleza e qualidade das peças por anos a fio.

Conseguiu se decidir? 

Veja nossos produtos em www.strutturare.com.br

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE