Piso cimentício: 4 cuidados que se deve ter com este material

O piso cimentício tem se popularizado. Antes, era comum ver este material restrito apenas a galpões e ambientes mais amplos. No entanto, com o avanço da tecnologia, eles têm sido encontrados em projetos residenciais, comerciais e até arquitetônicos. Tudo isso agregando praticidade, sustentabilidade, versatilidade e, principalmente, beleza ao ambiente.

A principal característica do piso cimentício é, sem sombra de dúvidas, sua durabilidade. Por ter como base o cimento – agregado a outros materiais, como pedras, vidros e outros -, o revestimento se torna extremamente resistente. Isso faz com que o cimentício seja adequado para áreas internas e externas. Este material pode ter contato contínuo com a água, sol e chuva sem maiores problemas – e sem ser danificado.

A sustentabilidade também é uma importante característica do piso cimentício. Em sua fabricação, nenhum gás poluente é emitido. Além disso, é preciso pouca energia para a produção do piso. 

Outras opção do produto é que ele pode ser drenante, o que favorece a circulação da água da chuva, levando-a de volta para o solo. Sabemos que este processo é muitíssimo importante para o meio ambiente.

Outras vantagens a se destacar sobre o material é com relação à praticidade, versatilidade e beleza. O piso cimentício é fácil de limpar e combina bem com vários ambientes. Portanto, usá-lo garante um visual moderno e arrojado. 

Por outro lado, assim como todo produto, alguns cuidados são importantes para aumentar ainda mais sua durabilidade, conservação e, claro, sua beleza. 

Confira, a seguir, os principais cuidados necessários para a manutenção do piso cimentício.

3 cuidados com o piso cimentício

1 – Impermeabilização

A impermeabilização é um passo importante para conservar o piso cimentício a longo prazo. O processo irá proteger o revestimento de manchas, além de evitar o acúmulo de microrganismos, que podem aparecer com o tempo. Esse tipo de proteção irá ajudar a manter o aspecto natural do revestimento, deixando-o bonito e adequado ao seu ambiente.

2 – Limpeza do piso cimentício

O piso cimentício é muito prático na hora de limpar. O recomendado é o uso de detergente neutro. Atualmente, no mercado, é possível encontrar este produto específico para o piso cimentício. Contudo, o detergente neutro de cozinha também pode ser utilizado.

Uma lavadora a jato, em modo suave, também auxilia na hora de limpar esse revestimento. A periodicidade indicada para limpeza do piso cimentício deve ser a cada 15 dias.

3 – O que não usar no piso cimentício

Os materiais de base ácida não devem ser usados na hora de limpar o piso cimentício. Isso porque esses produtos podem danificar sua superfície e afetar o visual do revestimento, comprometendo também sua durabilidade. 

Os produtos a serem evitados neste material incluem: 

  • cloro;
  • limpadores de pedra;
  • produtos à base de álcool e água sanitária;
  • detergente multiuso;
  • detergentes de cozinha (exceto aqueles com compostos neutros).

O que achou do conteúdo sobre os principais cuidados com o piso cimentício? Esperamos ter elucidado suas dúvidas para fazer a melhor escolha para o seu projeto! Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o assunto.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE