O material certo para piso e revestimento de parede é capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito. Atualmente, o mercado dispõe de uma série de opções, a fim de suprir a necessidade do consumidor. Por isso, é importante entender os principais tipos de materiais usados para revestir, afinal, essa deve ser uma escolha feita pensando, além da estética, na funcionalidade e na durabilidade de cada produto.
Tipos de materiais para piso e revestimento de parede
Como dissemos anteriormente, existem diversas opções de pisos e revestimentos de parede, dentre eles o cimentício, cerâmico, vinílico, pastilhas e laminados. Porém, para escolher o mais adequado para determinado projeto, é preciso pensar em quem vai se beneficiar do ambiente.
Pergunte-se: qual função o cômodo terá? Qual é o nível de exposição solar do espaço? O revestimento ficará dentro ou fora da casa? Qual o melhor revestimento para cada situação?
Para responder a essas perguntas, confira, abaixo, 4 opções de materiais e suas vantagens para a parede e para o piso do seu projeto.
Cimentício
Os revestimentos cimentícios estão cada vez mais populares. Isso porque o material mescla resistência, design e sustentabilidade. Além disso, é um produto que se adapta bem a qualquer tipo de projeto, oferecendo soluções criativas, tanto para pisos, quanto para paredes internas ou externas.
Esse material é ofertado de tamanhos e formatos distintos. Os revestimentos cimentícios são produzidos a partir do concreto e outros compostos. Além disso, outra característica forte desse produto é a sua durabilidade.
Na parede, o revestimento cimentício pode ser aplicado em 3D, com texturas e geometrias diferenciadas. Já para o piso, é possível encontrar diversos formatos, opções impermeáveis, permeáveis, térmicas e atérmicas. O material se adequa ainda a diversos ambientes: internos, externos e até mesmo na borda da piscina.
Revestimento cerâmico para piso e revestimento de parede
Produzido através da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, o revestimento cerâmico é bastante utilizado em obras. Ofertado no mercado tanto na versão para piso, como para paredes, uma de suas vantagens é a facilidade na hora de limpar.
A principal função do revestimento cerâmico é proteger e decorar o piso ou a parede. Além disso, esse material traz outros benefícios, como grande variedade de cores, tamanhos e modelos.
Outro ponto positivo é sua resistência à água, além de não precisar de grandes manutenções. Contudo, é preciso atenção na escolha desse revestimento, pois, caso ele não esteja adequado às características do ambiente, pode se tornar escorregadio.
Vinílico
O piso vinílico vem ganhando espaço entre os materiais usados como revestimento de projetos arquitetônicos. Composto por PVC, esse material costuma ser agregado em mantas, réguas ou placas.
Algumas são as vantagens apresentadas por esse tipo de revestimento:
- rápido de instalar;
- cores, formatos e padrões diferenciados;
- oferece certo conforto acústico ao ambiente.
Contudo, apesar de apresentar certa resistência à mancha, o vinílico não é indicado para ambientes com móveis pesados. Isso porque, caso a abrasão em cima do material seja grande, por exemplo, ao arrastar um eletrodoméstico sobre ele, as chances de riscar e marcar o piso são grandes.
Esse revestimento pode ainda desbotar com o sol. Por fim, não é recomendável para áreas úmidas, como cozinha e banheiro.
Pastilhas
Exclusivas para paredes, as pastilhas são materiais de revestimento cerâmico, relativamente menores que os azulejos. Esse material possui durabilidade elevada e pode ser usado em locais úmidos, como cozinha e banheiro. Atualmente, existem versões em vidro e até porcelana.
Contudo, as pastilhas exigem uma área de rejunte maior, o que pode dificultar na hora de limpar. Além disso, a manutenção do material pode trazer problemas, como deslocamento, quebra e até mesmo acúmulo de água.
O que achou do conteúdo sobre materiais para piso e revestimento de parede? Esperamos ter elucidado suas dúvidas para fazer a melhor escolha para o seu projeto! Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o assunto.