Em um país tropical como o nosso, nada melhor do que uma piscina em casa para se refrescar. No entanto, ao criar o projeto, a estética precisa estar aliada à segurança, para se ter um ambiente de lazer bonito e seguro. Por isso, o material da borda da piscina deve ser escolhido de acordo com as necessidades dos moradores.
Pensar nos detalhes da borda da piscina é essencial para a funcionalidade e o conforto, afinal, é comum que as pessoas usem esse espaço para apoiarem a cabeça e as mãos. Além disso, todo o projeto precisa combinar com a decoração do ambiente. Se você pensa em construir ou até reformar uma piscina, veja, abaixo, as opções de pisos para sua borda e suas vantagens:
1 – Cimentício: uma boa opção para a borda de piscina
O conforto térmico é ideal ao se projetar uma piscina. Por isso, essa é a principal vantagem de se escolher o piso cimentício atérmico para este tipo de projeto. Esse material possui baixa absorção de calor, o que pode prevenir queimaduras nos pés. Além disso, o piso cimentício por resistir mais a altas temperaturas, apresenta maior durabilidade.
Ademais, nenhum material extraído da natureza é usado na confecção do piso cimentício atérmico. O que, aliado à durabilidade, torna o produto uma ideia sustentável .
2 – Cerâmica: material clássico para seu projeto
A cerâmica é um material bastante usado em áreas externas e na borda de piscina. Uma de suas vantagens é a variedade de cores e texturas presentes no mercado. A cerâmica é ainda um material impermeável, resistente ao cloro e com boa durabilidade.
Esse tipo de piso possui fácil aplicação. Por outro lado, por precisar de um grande espaço de rejunte, a cerâmica pode sujar com mais facilidade e até mesmo escurecer devido à ação do tempo.
3 – Porcelanato: material considerado prático
O porcelanato é um material bastante utilizado em projetos externos. Esse tipo de piso é atemporal e versátil. Ademais, conta com diferentes texturas e algumas opções específicas para a borda da piscina, que não são escorregadias.
Deve-se, porém, pensar bem na hora de escolher qual porcelanato é o ideal para o projeto. O polido, por exemplo, tem uma superfície muito lisa que, quando molhada, pode deixar a área escorregadia. Além disso, alguns porcelanatos desbotam no sol e mancham com facilidade.
4 – Deck de madeira: opção minimalista para a borda da piscina
A madeira pode ser uma boa opção para quem gosta de um visual minimalista. Esse material é quase sempre utilizado no formato de deck, que reveste toda a borda da piscina. O produto pode ser feito com madeira natural, ou ecológica, em que se mistura o pó da madeira com plástico.
Uma das vantagens do deck de madeira é a facilidade na instalação. O material é considerado fácil de limpar e até mesmo de pintar. Contudo, é preciso atenção. Se instalado no nível errado, a umidade pode danificar o material com o tempo.
5 – Pedras naturais: cores, formatos e tamanhos diversos
Por possuírem diversas cores, formatos e tamanhos, as pedras naturais podem ser uma boa opção para o projeto de borda de piscina. No entanto, é preciso cuidado na hora de escolher o material, pois este precisa ser durável e apresentar baixo índice de porosidade.
A pedra mineira é uma das mais escolhidas para a área da piscina. Contudo, o material não é muito resistente e pode até mesmo se desgastar ao longo do tempo. Esse material é confundido com a pedra São Tomé, contudo, elas apresentam diferenças na coloração e resistência.
O mármore também é um material bastante presente em projetos como este, mas, além de possuir um custo mais elevado, necessita de selagem anual.
Existe uma variedade de materiais para borda de piscina, como vimos. No entanto, para se ter o melhor custo-benefício, lembre-se de escolher aquele que oferece o maior conforto, segurança e durabilidade.
O que achou do conteúdo? Esperamos ter elucidado suas dúvidas para fazer a melhor escolha para o seu projeto! Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o assunto.