Qual é o melhor tipo de revestimento para a fachada?

A fachada da sua casa diz muito sobre a construção por dentro. No mercado, existem diversos modelos de revestimento para fachadas. Por isso, é de responsabilidade do proprietário, junto ao arquiteto e designer, escolher qual modelo seguir.

É comum levar em consideração o conceito de decoração que a casa terá, assim como o dinheiro investido pelo proprietário, ao escolher um revestimento.

Porém, é importante ter em mente que o exterior da sua casa sofre com fatores naturais, como chuva, vento, granizo, exposição ao sol, entre outros. Por isso, quando for escolher um revestimento lembre-se que sua principal função é proteger a parte externa da sua casa.

Abaixo vamos dar alguns exemplos de modelos para você usar na sua fachada.

Pintura

Qual é o melhor tipo de revestimento para a fachada?
Imagem: Unsplash

A pintura da casa é um revestimento, apesar de muitas pessoas considerarem ela apenas um fator estético e prático de qualquer obra. Por ser o modelo mais acessível, tanto no material quanto na mão de obra, é o mais utilizado pela população.

Contudo, apesar de ser o modelo mais barato, também é o que demanda retoques constantes, pois é danificado com mais facilidade por fatores naturais. Ademais, o modelo é o mais comum a sofrer ações de vandalismo, como pichações e a fixação de cartazes indesejados.

Madeira

Fachada com madeira
Imagem: Unsplash

Esse material é bem resistente e traz uma ideia sofisticada para a decoração do ambiente externo. Contudo, ao escolher esse revestimento, existe a possibilidade de a madeira ser corroída por fatores climáticos, como sol e chuva, e por cupins.

É importante se atentar na hora da aplicação do material para que tais danos não afetem sua fachada. Lembre-se também de usar um impermeabilizante e verniz para garantir a durabilidade da madeira.

 

Porcelanato ou cerâmica

Qual é o melhor tipo de revestimento para a fachada?
Imagem: Unsplash

Quando a elegância é o princípio do seu projeto de construção, uma excelente opção para a fachada é o revestimento com porcelanato. Além de sua aparência mais sofisticada, o material também é forte, não necessita de manutenção constante e resiste bem as condições climáticas.

Uma opção diferente seria substituir o porcelanato por cerâmica, pois ambos são resistentes. Porém a cerâmica é mais acessível.

 

Pedra ou tijolo

Qual é o melhor tipo de revestimento para a fachada?
Imagem: Unsplash

Resistente, a utilização de pedra ou tijolo para a fachada traz uma aparência mais rústica que os modelos citados acima. Além de ser um modelo barato, por não necessitar uma manutenção frequente.

A pedra ainda apresenta variações, podendo ser disposta em mosaicos ou filetes; assim como utilizar o material em sua forma polida ou bruta. O ideal é sempre pensar na decoração do imóvel como um todo para escolher qual desses materiais mais se adequa a proposta final.

 

Aço corten

Esse modelo é bem característico de projetos que buscam um conceito mais industrial. Ademais, o material tem uma cor vermelho-ferrugem e possui um baixo custo de manutenção e é mais resistente que o aço convencional.

Gostou das dicas?

Então saiba que estamos prontos para ajudar você a escolher o melhor revestimento para a sua fachada. Aliás, entre em contato e conheça mais ideias!

Envie um e-mail para contato@strutturare.com.br ou ligue para 31 3589-6050.

 

Leia também: Tendência de revestimentos e acabamentos para 2021

 

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE