6 Dicas para escolher seu revestimento de parede 3D
Já pensou em usar o revestimento 3D para dar um acabamento elegante e sofisticado a seus ambientes?
O revestimento de parede 3D tem sido muito usado por arquitetos tanto em ambientes internos como em externos e fachadas. Isso porque ele dá personalidade e elegância aos ambientes. Mas são tantas opções de materiais, design, cores e volumes de peças que fica muito difícil escolher o modelo ideal para seus ambientes. Por isso, separamos 6 dicas para te guiar nessa escolha.
1- Harmonização
Harmonize o revestimento 3D com os outros elementos decorativos do ambiente. Por ele chamar atenção na decoração e dar sofisticação, elegância e personalidade a qualquer ambiente ele acaba tirando a necessidade de outros elementos decorativos. Por exemplo, caso você escolha usar o revestimento 3D em uma parede inteira, comum em salas de estar e de jantar, muito provavelmente, ela não precisaria de nenhum quadro ou móvel encostados nela. Mesmo porque, ao pendurar quadros no revestimento, ele pode até rachar.
O revestimento sozinho já garante estilo e volume, por esse motivo, torna-se necessário escolher o local certo para colocá-lo pensando no estilo da decoração e no resultado final que você quer alcançar. A palavra-chave aqui é equilíbrio, assim, seu ambiente não fica com excesso de informação.
2- Design, cor e volume
Pense no design, cor e volumetria das peças. As possibilidade e opções de design, cores e volumes são inúmeras e as peças são sempre muito versáteis, o que pode deixar qualquer um em dúvida sobre qual peça escolher. Nesse momento, conversar com um profissional da área, arquitetos ou decoradores, torna-se fundamental. Depois que você explicar para eles suas ideias e personalidade, eles poderão te aconselhar sobre qual peça escolher.
3- O ambiente
Pense no tamanho e iluminação do seu ambiente. Em ambientes pequenos, por exemplo, recomenda-se usar revestimentos de parede 3D com moderação para não deixar o ambiente com a impressão de ser menor do que ele já é ou deixá-lo com excesso de informação.
Pense também na luz do cômodo. Se direcionada corretamente ao revestimento 3D, ela criará um lindo efeito na parede e no ambiente como um todo. Nesse ponto, pense na luz natural e artificial. Dessa forma ele se torna uma ótima opção para salas de estar e jantar, onde você pode criar um efeito todo especial na hora de receber visitas.
Para ambientes menores ou mais escuros, como banheiros, por exemplo, o ideal é escolher peças menores, com menor volume e com design mais simples, para não colocar no ambiente mais informação do que o necessário.
4- Material
Não deixe de pensar no material do revestimento. Ao colocar o revestimento em ambientes úmidos, como banheiros e cozinha, por exemplo, escolha um material resistente a umidade. Da mesma maneira, se você colocar o revestimento em ambientes externos como em fachadas, ele deve ser, além de resistente à umidade, resistente a pragas, mudanças de temperatura e incidência de luz do sol. Sugerimos o uso do cimentício nesses casos, que, além de durável, atende a todas as especificações acima, tornando-se ideal para ambientes externos e úmidos.
5- Manutenção
Lembre-se da manutenção! Priorize materiais de fácil limpeza e manutenção, para que seu revestimento dure muito e sempre mantenha um visual de novo. O cimentício, por exemplo, é bem tranquilo de manter, basta limpá-lo com panos úmidos ou detergente neutro.
A manutenção depende muito também de como as peças foram instaladas. Contrate sempre pessoas experiences para instalar as peças, eles saberão, por exemplo, que é necessário que a superfície onde as peças serão colocadas estejam completamente limpas, assim como os materiais utilizados e as mãos dos instaladores.
6- Toque pessoal
O mais importante é não se esquecer do seu toque pessoal. Como sempre lembramos, o mais importante é estar satisfeito com seu próprio ambiente. Ele deve estar em harmonia com os outros ambientes casa e com seu estilo pessoal, que afinal de contas, é a mais forte tendência do momento!
Para mais ideias de decoração leia nosso blog 5 Tendências da decoração em 2020.