Cobogó: Charme, sofisticação e beleza

O elemento vazado, ou cobogó é uma peça cujos vazamentos formam um desenho com charme sofisticação e beleza!

Ele é usado em paredes, tanto externas como internas. No início, era mais usado em paredes externas, em fachadas já que, além de deixar o ambiente mais sofisticado, permite que entre luz e ventilação no aposento, deixando-o mais arejado e fresco. Ideal para casa de campo e paredes que dão para áreas externas. Também usado como divisórias de varandas e jardins, o cobogó ajuda a constituir os mais diversos ambientes. Aqueles feitos de material cimentício são ideais para ambientes externos devido à sua resistência a diferentes condições climáticas.

Hoje, por suas características estéticas, essas peças são também muito usadas internamente para delimitar ambientes compondo charmosas divisórias, dando mais estilo à decoração. Se usados em apartamentos pequenos, eles com certeza vão ajudar a ampliar o ambiente e aumentar a circulação de ar. A dica é sempre procurar harmonizar o uso do cobogó com superfícies lisas, para destacar o estilo e desenho das peças.

A HISTÓRIA DO COBOGÓ

O Cobogó foi idealizado e criado por três engenheiro de Recife na década de 1920. O nome, Cobogó surgiu da junção da primeira sílaba do sobrenome de cada um deles: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Treliça de Madeira - Arquitetura MouraO objetivo, era deixar as casas mais arejadas para que as pessoas suportassem melhor o calor da região nordestina. A inspiração foi na arquitetura moura, que usa treliças de madeira em janelas para aumentar a ventilação da casa sem que as mulheres sejam vistas por quem está na rua.

A ideia se popularizou rapidamente tendo sido incluída em diversas obras assinadas por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O cobogó começou a ser usado no interior das casas como divisórias nas décadas de 1940/50, mas depois disso, na década de 1960, caiu em desuso por um tempo, sendo colocado apenas em ambientes que davam para os fundos das construções.

Recentemente, o cobogó voltou a ser amplamente admirado e incluído em projetos arquitetônicos ajudando a compor ambientes cada vez mais estilosos. O charme das peças pode também ser visto nos desenhos de luz nos pisos e paredes dos ambientes dos quais eles fazem parte. Outro benefício do cobogó é sua característica sustentável, já que ele ilumina e refresca naturalmente ambientes.

O cobogó é menos resistente que o tijolo, por isso, confie sua instalação a profissionais. Um dos cuidados que eles terão será certificar de que o piso no qual as peças irão se assentar está bem nivelado. Na hora de limpá-las, utilize sempre uma esponja macia e produtos neutros. Nunca use produtos ácidos, já que eles danificam as peças.

Seus desenhos podem ser inúmeros e seu uso muito versátil. O que não temos dúvida é de como o cobogó traz sofisticação e beleza a qualquer ambiente. Veja aqui, alguns exemplos de cobogó.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE