Vamos falar de arquitetura sustentável?

Os anos passam, as tecnologias evoluem, as pesquisas descobrem cada dia uma novidade. E uma coisa que estamos entendendo cada dia melhor é que o nosso planeta precisa de cuidados. Poluição, lixo, desmatamento, são tantos os problemas que as soluções estão aparecendo em todos os aspectos das nossas vidas. Com isso, soluções sustentáveis estão sendo criadas, com o intuito de diminuir os efeitos negativos em nosso planeta. A arquitetura sustentável é um destes aspectos que está fazendo grande diferença no nosso planeta. Mas você sabe o que é a arquitetura sustentável e como todos nós podemos utilizá-la?

O que é arquitetura sustentável?

Arquitetura sustentável é o termo que define o ato de criar projetos arquitetônicos que minimizam os impactos ao meio ambiente, usando estudos e a sustentabilidade para criar construções viáveis e ecologicamente corretas.

Ela também é chamada de arquitetura verde ou ecoarquitetura, e consiste em seguir alguns princípios que promovem a sustentabilidade:

  1. Analisar o entorno: integração do projeto ao seu entorno, respeitando o espaço urbano ou rural, valorizando suas origens e a natureza local.

arquitetura sustentável - piso cimentício

Piso cimentício Trevi | Linha Roma | Strutturare

  1. Usar o terreno de forma sustentável: construir na menor parcela possível, mantendo o terreno e a flora locais, e mantendo a maior parte do solo permeável.

arquitetura sustentável - piso drenante cimentício

Piso cimentício Colosseo Drenante | Linha Roma | Strutturare

Para isso, o piso cimentício drenante pode ser usado nas áreas abertas, como jardins e garagens. Ele mantém o solo permeável e ainda tem grande durabilidade, evitando empoçamentos e acidentes. Os pisos drenantes e permeáveis são grandes aliados da arquitetura sustentável.

  1. Planejar a obra para o uso consciente de materiais, evitando o desperdício.
  2. Considerar as condições climáticas: estude o clima local para construir projetos adequados e que maximizam o uso passivo dos recursos naturais, como iluminação e ventilação natural.

arquitetura sustentável - cobogó cimentício

Cobogó Egito | Linha Essencial | Strutturare

O uso de cobogós cimentícios nas áreas internas e externas possibilita que ambientes sejam divididos sem se perder a iluminação e a ventilação natural.

  1. Racionar a energia: planeje o racionamento da energia desde a construção até o uso da edificação, com projetos de eficiência energética e uso de energia renovável.
  2. Racionar a água: assim como a energia, planeje o uso da água durante a construção e uso, com reaproveitamento da água da chuva, redução do volume de esgoto e uso de equipamentos eficientes.
  3. Usar materiais sustentáveis: além de evitar o desperdício, use materiais que também são sustentáveis e não são poluentes. Estimule o uso de materiais regionais, economizando no transporte e fomentando a economia local.

arquitetura sustentável - revestimento cimentício

Revestimento de parede Trangolo | Linha Milano | Strutturare

Os pisos e revestimentos cimentícios são produtos feitos artesanalmente utilizando, muitas vezes, o reaproveitamento de matérias primas. Alguns rejeitos de mineradoras, por exemplo, podem ser usados na fabricação de cimentícios, diminuindo a produção de rejeitos.

Além disso, por ser feito artesanalmente, o processo de fabricação do cimentício não polui o ar e usa o mínimo de processos industriais.

  1. Pesquisar tecnologias sustentáveis: sempre procure saber tecnologias inovadoras que podem ser aderidas ao seu projeto.

arquitetura sustentável - piso que imita madeira

Piso cimentício Legno | Linha Firenze | Strutturare

Fique sempre atento às novidades que são criadas utilizando os cimentícios, sempre com produtos resistentes e sustentáveis.

  1. Use e abuse do paisagismo sustentável: use a natureza local para a eficiência energética da construção, com telhados verdes e jardins verticais, além de usar o paisagismo para envolver a natureza no projeto.

arquitetura sustentável - revestimento de parece cimentício

Revestimento de parede Mosaico Eroso |Linha Milano | Strutturare

  1. Considere a viabilidade: sempre leve em conta a viabilidade econômica do projeto e o bem estar dos ocupantes da construção.
  2. Focar na durabilidade: Pense na durabilidade da sua construção para que ela seja duradoura, mas que também possa ser desmontada, se necessário, causando o menor impacto possível ao ambiente.

pisos e revestimentos cimentícios

Piso cimentício Disabilitato | Linha Firenze | Strutturare

Os pisos e revestimentos cimentícios são de alta durabilidade e resistência, sem necessidade de reformas e substituições por muitos anos. Isso consome menos matéria prima e contribui para o meio ambiente.

  1. Envolver todos no projeto: e, por fim, promova a arquitetura sustentável para que todos os envolvidos no projeto e na obra também estejam conscientes.

Consulte a Strutturare para saber mais sobre o nosso processo de produção e como os cimentícios podem te ajudar no seu projeto de arquitetura sustentável. Mande um e-mail para contato@strutturare.com.br e vamos conversar mais sobre as suas necessidades! Enquanto isso, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades Strutturare:

Facebook: https://www.facebook.com/strutturare/

Instagram: https://www.instagram.com/strutturare/

Pinterest: https://br.pinterest.com/strutturarereve/

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE