O piso cimentício ainda gera muitas dúvidas nos consumidores de uma forma geral. Por ser algo inovador, claro que ainda há muita falta de informação que geram dúvidas. E esse é o principal intuito deste blog, informar os clientes e parceiros de todos os benefícios, métodos, cuidados e fabricação do piso cimentício.
E uma das dúvidas mais comuns são justamente aquelas relacionadas à compra: como escolher o piso cimentício? Como calcular a quantidade de piso? Quais materiais preciso para instalação? Quem pode instalar o piso cimentício?
Vamos então começar pela escolha do piso cimentício:
Como escolher o melhor piso cimentício para o meu ambiente?
O piso cimentício é muito versátil e por isso se desdobra em diversos formatos. Cada um deles é específico para alguma função, por isso deve ser escolhido primeiramente se pensando onde será instalado e com qual finalidade.
- Pisos lisos podem ser usados em áreas diversas, mas principalmente em áreas internas pois são mais neutros e clássicos.
- Pisos drenantes devem ser usados em áreas externas como jardins, calçadas e varandas para facilitar o escoamento de água.
- Pisos atérmicos devem ser usados principalmente em áreas externas onde as pessoas circulam descalças, como áreas de piscina e jardins.
- Pisos antiderrapantes devem ser usados em áreas molhadas como áreas de piscina ou banheiros para evitar escorregões.
- Pisos que imitam madeira podem ser usados em qualquer área, já que são produzidos justamente para serem resistente ao calor, frio e uso constante.
- Pisos decorativos também podem ser usados em qualquer área, levando em consideração sua resistência e o fluxo de pessoas de cada ambiente.
- Pisos elevados são usados em locais que precisam de um vão entre o piso e o contra piso para passar fios, refrigeração ou calefação, como escritórios e data centers.
A gama dos pisos cimentícios pode se estender muito, mas tendo em mente qual a função do piso no projeto irá facilitar muito a escolha do piso cimentício.
Como calcular a quantidade de piso?
O piso cimentício normalmente é vendido em placas maiores que outros tipos de piso, por se tornarem mais resistentes. Apesar de que pisos como os drenantes e que imitam madeira tem seus tamanhos específicos para sua funcionalidade.
Assim, depois do piso cimentício escolhido, deve-se consultar o tamanho das peças e calcular o tamanho da área do seu projeto. Dessa forma você poderá comprar exatamente a quantidade de piso que precisa. Se por um acaso for necessário cortar alguma peça para atender as especificações de tamanho do projeto, faça isso de forma responsável com profissionais e máquinas de corte próprias. Os pisos cimentícios são fabricados em peças rústicas e únicas, por isso deve-se cortar cada peça considerando suas especificações.
Dica: Há algumas calculadoras online que podem fazer os cálculos para você mediante os dados de área e tamanho do revestimento.
Quais materiais devo comprar para instalar o piso cimentício?
A maioria dos pisos cimentícios é instalada utilizando-se argamassa AC3 no piso e no contra piso, que deve estar completamente seco e limpo. Utiliza-se também rejunte na cor da peça para dar acabamento ao piso. Deve-se lembrar também do uso das ferramentas específicas, como luvas, desempenadeira, martelo branco, estopas e outros.
Alguns pisos cimentícios, como o piso drenante, não utiliza argamassa nem rejunte e são aplicados diretamente no solo, pois esse processo pode prejudicar a eficácia do escoamento da água. Por isso, ao comprar o piso, é preciso consultar com o fabricante quais os materiais específicos usados na sua instalação.
Quem pode instalar o piso cimentício?
O piso cimentício é um revestimento que precisa de cuidados de pessoas qualificadas para sua instalação. Além de ser um piso mais pesado, ele possui diversas outras qualidades que o tornam mais durável e resistente. A má instalação pode afetar essas características e danificar o seu piso cimentício.
Profissionais capacitados para a instalação saberão elaborar o sistema de revestimento ideal, instalar corretamente, rejuntar, limpar e impermeabilizar o piso cimentício, processo fundamental para garantir a maximização da vida útil do piso cimentício. Por isso, contrate mão de obra especializada e tenha a certeza que você fez um investimento certo no seu piso cimentício.
Para mais dúvidas quanto ao piso cimentício, mande uma mensagem para a nossa equipe que ficaremos felizes em te ajudar. Acesse http://strutturare.com.br/contato/ e entre em contato com a Strutturare!