COMO SÃO FEITOS OS REVESTIMENTOS CIMENTÍCIOS?

Os revestimentos cimentícios estão em alta em uma época que todos procuram resistência, beleza e sustentabilidade. Em outros tempos, pisos bonitos eram utilizados a qualquer custo, mesmo que devessem ser trocados com grande frequência ou que poluíssem o meio ambiente. Mas hoje o mercado mudou, procura soluções de bem com o planeta e que tenham características maiores que estéticas.

Assim os revestimentos cimentícios chegam, oferecendo uma solução prática, bonita, de alta durabilidade e sustentável. Mas como eles conseguem agregar todas essas características em um revestimento? Como são criados e fabricados os revestimentos cimentícios?

O processo de criação dos revestimentos cimentícios

Os pisos e revestimentos de parede cimentícios são criados a partir do concreto com outras matérias primas, como pedras naturais, granitinas, seixo, vidro, etc. Muitas vezes esses agregados são reciclados ou resíduos de outras atividades, como a mineração. Esta é a primeira caraterística sustentável do revestimento cimentício.

revestimentos cimentícios

Para criar o revestimento, as fábricas estudam matérias primas, pigmentações e uma variedade de fatores para desenvolver um modelo. Esses estudos consideram a resistência do revestimento, assim como o fator estético. Além disso, esses estudos afetam diretamente nas indicações do revestimento, já que diferentes formas de criação e fabricação podem gerar pisos drenantes, atérmicos, antiderrapantes e outros.

Depois de ter uma inspiração de um revestimento cimentício, é preciso fazer muitos testes até chegar a uma opção que seja resistente, durável e bonita. Ou seja, até chegar no piso e revestimento vendido para os consumidores, os fabricantes realizam inúmeros testes e fabricam diversas versões para desenvolver a melhor possível. E isso faz também com que os modelos estejam sempre mudando, evoluindo e ficando mais bonitos e resistentes.

A fabricação dos revestimentos cimentícios

revestimentos cimentícios

O processo de fabricação de revestimentos cimentícios é artesanal, com baixo consumo de energia e pouco desperdício de matéria prima, segunda característica sustentável do revestimento. Ao desenvolver uma fórmula de um piso, é misturado o concreto, agregados, pigmentações e outros produtos à uma mistura. Essa mistura, depois de pronta, é colocada em fôrmas para passar pelo processo de cura. Esse processo não é feito em fornos, diminuindo o gasto de energia e poluição do ar, outro ponto sustentável.

revestimentos cimentícios

Após ser desenformado e seco, a placa de revestimento cimentício passa por tratamentos, principalmente de impermeabilização, para então poder ser comercializada. Esses tratamentos garantem a durabilidade do revestimento, principalmente com relação à trincos e quebras. Isso faz com que o revestimento cimentício seja muito usado para áreas de grande tráfego, pois oferece resistência sem afetar a beleza do piso.

piso cimentício strutturare

E para conhecer mais sobre todas as possibilidades dos revestimentos cimentícios, conheça os produtos Strutturare. Nossa gama de produtos oferece pisos, revestimentos de parede, cobogós, pisos decorativos, drenantes, atérmicos e várias outras opções. Conheça mais em: http://strutturare.com.br/produtos/01

 

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE