Todos os tipos de piso precisam de manutenção para terem uma longa vida útil, sem perder a sua aparência de novo e evitar manchas ou desgastes. O piso cimentício não fica para trás. Assim como vários outros pisos ele pode manchar e se deteriorar se não passar por processos de manutenção com a devida frequência. Por isso vamos explicar como deve ser feita a impermeabilização do piso cimentício.
Manutenção do piso cimentício
O piso cimentício é desenvolvido para ter alta resistência e durabilidade, mas elas são mantidas somente se os processos de manutenção forem obedecidos. A Norma de Desempenho 15.575 da ABNT realça a importância da manutenção de qualquer piso para que a vida útil deste seja mantida.
No caso do piso cimentício, a impermeabilização é o fator de manutenção mais importante para que este tenha uma vida útil longa e com aparência intacta. Os pisos cimentícios são entregues, de fábrica, com um selador aplicado, em cada peça individualmente. Este selador irá proteger o piso inicialmente, durante o processo de transporte e instalação. Aqui é importante ressaltar que o piso deve ser mantido tampado com plásticos durante toda a obra.
Após o final da obra é de extrema importância que o piso cimentício seja limpo com pano e detergente próprio diluído em água. Logo em seguida este piso deve ser impermeabilizado para manter sua aparência e evitar danos.
Impermeabilização do piso cimentício
O piso cimentício é feito de cimento e outros agregados em um processo artesanal, tornando-se um piso rústico e único. E assim pode sofrer manchas ou danos quando há excesso de carga, líquidos como café e vinho são derramados, superfícies pontiagudas raspam no piso, e assim por diante. Por estes fatores, o piso cimentício precisa ser impermeabilizado.
A impermeabilização do piso cimentício irá protegê-lo de manchas e danos, mantendo o piso como novo durante muito tempo. Por isso essa impermeabilização deve ser feita logo após a instalação do piso, com a obra finalizada.
Limpeza
A manutenção do dia a dia para o piso cimentício é a limpeza. Assim como outros pisos, a limpeza frequente irá evitar manchas e desgastes, assim como deixará o piso mais bonito.
Essa limpeza deve ser feita com detergente neutro, próprio para piso cimentício, diluído em água conforme instruções do fabricante. O detergente deve ser passado por todo o piso de forma delicada durante a faxina da casa. Nunca use produto ácido no piso cimentício, já que estes produtos podem ser abrasivos. Se for necessária uma limpeza mais pesada, recomenda-se passar o detergente diluído e retirá-lo com lavadoras de jato de água na opção leque.
Sempre que algum líquido, comida ou produto químico cair no piso, deve-se retirar o excesso com um pano úmido e depois realizar a limpeza da área com o detergente neutro próprio, como explicado anteriormente. Esta limpeza irá manter a beleza do piso e evitará maiores danos ao mesmo.
Frequência da manutenção
A manutenção do piso cimentício deve ser feita sempre que se julgar necessária. A limpeza dele deve ser realizada com a mesma frequência que a faxina de todo o ambiente e sempre que houver algum dano maior. Já a impermeabilização do piso cimentício deve ser feita sempre que se o piso apresentar sinais de desgaste. Pode-se também seguir as direções de frequência do fabricante do selador ou impermeabilizante aplicado. Nesse sentido, indicamos seladores e impermeabilizantes próprios para cimentícios desenvolvidos com nanotecnologia. Esses produtos contribuem para maior durabilidade do piso, diminuindo assim a frequência da manutenção.
Para maiores dúvidas quanto ao processo de manutenção, limpeza e impermeabilização do piso cimentício, entre em contato com a Strutturare pelo nosso site: http://strutturare.com.br/contato/