Piso drenante sustentável – Quais são os benefícios?

Os pisos drenantes sustêntável têm ganhado muito espaço nas obras, já que cada dia aumenta mais a preocupação com o nosso meio ambiente. Mas ainda há muitas dúvidas com relação a esse piso e por isso iremos explicar aqui os benefícios do piso drenante.

Piso drenante x piso permeável

Não há diferença entre estes dois pisos, são somente formas diferentes de se dar nome ao produto. Algumas empresas chamam também de placas drenantes. A nomenclatura mais comum é piso drenante, lembrando que todo piso drenante é permeável.

O que é um piso drenante?

O piso drenante, assim como o próprio nome diz, é um piso que permite que a água seja drenada com facilidade, ou seja, passe por ele e volte ao solo. Ele é feito basicamente de concreto e pedras granuladas, que deixam espaços para a água passar. Nos lugares em que ele é instalado, a água, seja da chuva ou de mangueiras, passa pelo piso drenante e chega ao solo. Este piso drenante é fabricado de forma que haja espaço entre os materiais que o constituem, para que a água consiga passar facilmente.

O piso drenante surgiu na Holanda em 1940 devido à dificuldade do país de se trabalhar com concreto, já que estão localizados abaixo do nível do mar. O produto se popularizou na Europa e chegou ao Brasil como uma versão ecológica para a expansão da construção civil no país.

piso drenante

Como funciona o piso drenante?

O piso drenante, que é normalmente feito de concreto, é instalado em áreas externas para ajudar no escoamento da água da chuva, principalmente. A água chega ao piso, passa por ele e volta ao solo, sendo absorvido pelas plantas próximas ou volta até mesmo para o lençol freático.

piso drenante

O piso drenante não necessita de argamassa para seu assentamento. Deve ser assentadas sobre camadas drenantes, preparadas de forma a possibilitar o escoamento de água proveniente da permeabilidade do piso. É necessário realizar a contenção lateral com antecedência, possibilitando o travamento do piso.

Apesar de ser feito de concreto, o piso drenante não precisa necessariamente ser cinza. Há diferentes cores que podem ser usadas para trazer um ar diferente ao piso, combinando com o resto do projeto.

Benefícios do piso drenante

  1. O fato de que a água é escoada pelo piso de volta ao solo faz com que, principalmente em época de chuva, não haja alagamentos e enchentes. Por isso este piso também tem sido utilizado em muitas obras públicas.
  2. Mas o maior benefício do piso drenante é em longo prazo. Com o crescimento das áreas urbanas, temos visto cada vez mais concreto e menos vegetação. Isso faz com que o solo seja afetado, em níveis muito abaixo da superfície em que vivemos, como o lençol freático. E as consequências vão até as margens das nascentes, que são afetadas sem ter de onde tirar a água para voltar aos rios. A falta de escoamento da água da chuva para o solo traz enchentes na época de chuvas e muita seca na época em que a chuva é escassa. E o piso drenante é uma forma de amenizar esses efeitos que a civilização tem no meio ambiente.
  3. O piso drenante é de fácil instalação, já que chega em forma de placas prontas para serem encaixadas no local que serão instaladas.
  4. Além de escoar a água, o piso drenante também é antiderrapante. Sua textura faz com que, mesmo molhado, ele não se torne um piso escorregadio.
  5. Este produto não polui o meio ambiente, seja durante a fabricação, instalação e uso. As pedras granuladas do piso drenante ajudam na purificação da água, devolvendo ao solo uma água mais limpa que aquela que passou pelas construções e poluições da cidade.
  6. Por causa da forma como o piso drenante é produzido, com pedras granuladas e um espaço entre elas, este piso ajuda na redução de temperatura em até 7ºC se comparado com o asfalto.

Onde o piso drenante é indicado?

O piso drenante é indicado para áreas externas, já que não há necessidade de escoamento em áreas internas que não convivem com um grande fluxo de água. Ele pode também ser usado em locais com grande fluxo de pedestres e veículos leves. Mas é importante salientar que ele deve ser instalado em áreas que estão em contato direto com o solo. Se um prédio, por exemplo, tiver sua área externa de piscina e playground em níveis acima do solo, como acima da garagem, não há porque aplicar um piso que não terá para onde escoar a água.

Nesse sentido, o piso drenante é indicado principalmente para:

  • Praças;
  • Parques;
  • Estacionamentos;
  • Passeios;
  • Ruas;
  • Condomínios;
  • Áreas externas em geral.

Se ficou interessado, conheça as opções da Linha Colosseo de piso drenantes da Strutturare, e também siga nosso instagram.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE