10 dicas sobre o revestimento cimentício

No Blog Strutturare falamos muito sobre diferentes aspectos do revestimento cimentício, seja ele para piso ou parede. Há muitas características sobre os cimentícios que vêm sendo desmistificadas e outras que vêm se tornando mais conhecidas. Quem acompanha o blog sabe que o revestimento cimentício é muito mais que um piso de cimento ou uma parede de concreto, que há inúmeros designs, cores, texturas e qualidades no produto.

Hoje vamos revisitar algumas das características que abordamos aqui e selecionar as 10 principais dicas sobre o revestimento cimentício.

1.     O revestimento cimentício pode ser usado em áreas internas e externas

Por ser desenvolvido com base no concreto de alto desempenho, o revestimento de parede e o piso cimentício, podem ser utilizados para áreas internas e externas. Ele é resistente à chuva, sol, calor e frio, sendo mais durável e com menos necessidade de manutenção como a madeira, por exemplo. Por isso, diferentes modelos são desenvolvidos para áreas internas e externas. Para áreas externas temos pisos atérmicos, drenantes e antiderrapante. Enquanto para área interna temos pisos polidos e lisos. Os revestimentos de parede são ideais para ambos ambientes, sendo resistentes à umidade.

revestimento cimentíciorevestimento-cimenticio

2.     Os revestimentos cimentícios são de fácil aplicação

Os revestimentos cimentícios hoje são fabricados em forma de placas pré-moldadas, sendo aplicadas facilmente por mão de obra qualificada. É necessário assentamento convencional e aplicar o piso utilizando argamassa e rejunte.

3.     Os revestimentos cimentícios são de fácil manutenção

A manutenção dos revestimentos cimentícios é muito simples, com limpeza com detergente neutro próprio para pisos e revestimentos cimentícios, diluído conforme instruções do fabricante, em um pano úmido. O piso cimentício, dependendo do seu uso e aplicação, assim que instalado é necessário realizar a impermeabilização. Depois disso é necessário fazer a manutenção desta impermeabilização sempre que perceber sinais de abrasão, o que demora um bom tempo para acontecer, já que o piso tem alta durabilidade.

revestimentos cimentícios

4.     Os revestimentos cimentícios podem ter uma enorme gama de cores

Na sua fabricação os revestimentos cimentícios contam com uma proporção de pigmentos que, com sua variação, podem resultar em uma enorme gama de cores. Vários estudos são feitos para chegar às cores mais populares para pisos e revestimentos de parede. Esses estudos da alquimia de cores dá a liberdade de criação aos clientes, que podem desenvolver, juntamente com a fábrica, a cor que tanto deseja para o seu projeto ficar perfeito.

revestimento cimentício

5.     Os pisos cimentícios podem sustentar tráfegos leves, médios e pesados

Dependendo de sua espessura e proporção de materiais, os pisos cimentícios podem suportar até mesmo pequenos veículos. Praticamente todos os pisos cimentícios suportam tráfego pesado de pessoas e por isso são ideais para praças, calçadas e áreas públicas.

6.     Os pisos cimentícios podem ser atérmicos e antiderrapantes

Os pisos cimentícios têm duas vantagens enormes com relação a outros pisos: eles podem ser atérmicos e antiderrapantes. Dependendo de sua cor, o piso não absorve calor e por isso se torna atérmico, se tornando perfeito para áreas externas, principalmente aquelas em que andamos descalços, como áreas de piscina, churrasqueira e playground. E dependendo da sua textura, que pode variar com o material misturado ao concreto, o piso cimentício também pode ser antiderrapante, ideal para essas mesmas áreas, principalmente as áreas molhadas, como área de piscina e jardins.

revestimento cimentícios

7.     Os pisos cimentícios podem ser drenantes e permeáveis

Outra vantagem com relação aos pisos concorrentes é que o cimentício também pode ser permeável ou drenante. A variação dentre esses dois dependerá da sua espessura, e a quantidade de água que passa pelo piso depende do tamanho dos agregados utilizados. Isso faz com que o piso cimentício seja muito bom para áreas de jardins e calçadas, que precisam de escoamento sem afetar o solo por baixo da construção.

revestimento cimentício drenante

8.     O piso cimentício pode ser usado como piso elevado

Por ser desenvolvido em forma de placas pré-moldadas, o piso cimentício pode ser aplicado como piso elevado, em cima de módulos encaixáveis. Isso possibilita que o piso possa ser utilizado em ambientes que precisam de um espaço entre o piso e o contra-piso para fiação, tubulação ou até mesmo sistemas de aquecimento ou resfriamento.

piso elevado

9.     Os revestimentos de parede são mais resistentes que outros produtos similares

Os revestimentos de parede cimentícios são feitos com base no concreto em formas com os mais variados designs. Esses designs também são vistos em outros materiais, como o gesso. Mas o revestimento cimentício é mais durável, suportando a umidade sem mofar, durando mais tempo e sem o risco de “quebrar a pontinha”.

revestimento cimentício 3D

10.     Os revestimentos cimentícios conseguem imitar vários outros materiais

A liberdade de desenvolvimento que o cimentício oferece possibilita que vários tipos de revestimentos cimentícios possam ser desenvolvidos. Hoje já foram desenvolvidos revestimentos cimentícios imitando perfeitamente a madeira, a pedra e o gesso. As possibilidades são infinitas, sempre aliadas à durabilidade, qualidade e elegância do revestimento cimentício.

piso cimentício madeira

 

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE