Arquitetura Sustentável: Você sabe o que define um projeto sustentável?

No nosso dia a dia conhecemos várias maneiras de tornar o mundo um pouco mais sustentável, como reciclagem, reaproveitamento de água, uso de energia solar, dentre outras. Mas ainda temos um longo caminho para manter um mundo que não se destrói. E uma das formas de evoluirmos nesse sentido é com a arquitetura sustentável, que apresenta projetos de construção que afetam menos o meio ambiente.

O que é a arquitetura sustentável?

A arquitetura sustentável é a criação de um projeto arquitetônico sustentável, que otimiza os recursos naturais e minimiza os impactos ambientais. A forma mais conhecida de arquitetura sustentável são construções que desde o seu projeto já utilizam: a reutilização de água da chuva e até mesmo reutilização de água do banho ou da máquina de lavar roupa, uso de gás natural, aplicação de placas de energia solar, criação de espaço para hortas comunitárias, uso de madeira de reflorestamento, criação de grandes jardins e evitar o desmatamento para a construção e os famosos jardins nos telhados que ilustram os projetos de arquitetura sustentável mais conhecidos.

arquitetura sustentável

Mas é muito importante saber que um projeto sustentável vai muito além destas maneiras de impactar menos o meio ambiente. Um projeto de arquitetura sustentável evita os impactos ambientais desde o começo de sua idealização, planejando ambientes, por exemplo, que utilizem materiais mais sustentáveis. Um projeto sustentável:

  • utiliza materiais de procedência natural, evitando aqueles que não podem ser repostos no meio ambiente ou reaproveitados;
  • todo o material na construção virá de empresas que tem esta preocupação com o meio ambiente na produção dos seus materiais e evitam a emissão de gases ou desperdício;
  • o desperdício de material é reduzido através de estudos de reaproveitamento;
  • há preferência por materiais reaproveitados e que podem ser retornáveis ao meio ambiente;
  • procura utilizar materiais de construções prévias;
  • planeja o reaproveitamento de energia e bens naturais no projeto;
  • defende o meio ambiente no local onde o projeto será construído, com mínimo desmatamento e preocupação com o reflorestamento.

arquitetura sustentável

São várias as preocupações em um projeto sustentável, por isso a necessidade de muito estudo e pesquisa para conseguir colocar em prática. Principalmente é importante realçar que a arquitetura sustentável considera que uma obra só deve modificar o ambiente em que se encontra em mínima escala, seja durante a construção quanto pós-obra e na utilização do espaço pelos seus habitantes.

Alguns materiais muito utilizados nos projetos de arquitetura sustentável

A preocupação com a natureza de um projeto sustentável passa pela preocupação com a procedência dos materiais que são utilizados, que devem ser fabricados também com mínimo impacto ao meio ambiente. Alguns desses materiais são:

Blocos de terra comprimida

Também conhecido como tijolo ecológico, composto por solo, água e um pouco de cimento comprimidos em prensas mecânicas. Esse tijolo dispensa massa de assentamento, consome menos ferro e concreto na estrutura e dispensa o uso de madeira ou arame para apoio da laje.

tijolo sustentável

tijolo sustentável

Adobe

É o antecedente do tijolo de barro, feito de terra crua, água e palha, moldados em formas de modo artesanal. Este produto é muito resistente, de baixo custo, sustentável e pode ser preparado na própria área da construção.

adobe

Madeira com certificado de ciclo renovador de pouca duração

Madeiras que são procedentes de florestas de reflorestamento e que serão repostas ao meio ambiente em curto prazo.

madeira certificada

Tintas não tóxicas

Tintas podem ser prejudiciais ao meio ambiente por possuírem compostos como mercúrio, solventes e outros. Mas tintas atóxicas são feitas à base de água e tem menos efeito na sua fabricação, assim como na saúde dos habitantes da construção.

Materiais reciclados ou reutilizados

Utilizar materiais que por si mesmo são sustentáveis é o ideal. Por isso a arquitetura sustentável procura produtos que tem em sua composição materiais reciclados ou reutilizados, como agregados reutilizados de outro meio, como minério de ferro e seixo em pisos e revestimentos.

piso cimenticio

Projetos de arquitetura sustentável são o futuro do mundo se pensamos na melhor qualidade de vida das gerações que estão por vir. Leia e estude sobre a arquitetura sustentável e aplique o conceito no seu próximo projeto.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE