Os revestimentos cimentícios são versáteis e podem ser modificados para aplicar diversas propriedades, como serem antiderrapantes, drenantes e até mesmo atérmicos. Essa versatilidade possibilita que tecnologias sejam manipuladas para que os revestimentos tenham as características necessárias para cada aplicação. Neste post vamos falar mais sobre o piso cimentício atérmico, como ele se torna resistente ao calor e os benefícios desta propriedade.
Piso cimentício atérmico
Os revestimentos cimentícios são desenvolvidos com base no cimento e outros materiais que os tornam duráveis e resistentes. E juntamente com estes materiais é possível adicionar pigmentação e realizar trabalhos de alquimia com matérias primas variadas. Neste processo cores e texturas são trabalhados e desenvolvidos para criar revestimentos cimentícios inovadores e com qualidades procuradas pelos consumidores, como pisos drenantes e permeáveis para jardins e calçadas e pisos antiderrapantes para áreas de piscina.
Já os pisos cimentícios atérmicos são desenvolvidos para não reter calor, mesmo quando expostos durante todo o dia ao sol. Assim, crianças podem brincar descalças em jardins e playgrounds, e todos podem deitar na beira da piscina sem se queimarem no piso.
O que torna os pisos atérmicos resistentes ao calor?
E o que torna os pisos cimentícios resistentes ao calor é a sua cor. A tecnologia das cores é desenvolvida com base em diferentes pigmentos que fazem com que o piso não absorva calor. Estes estudos são desenvolvidos com base nas temperaturas quando exposto ao sol e diferentes pigmentos de cores claras.
Pisos cimentícios Atérmicos Strutturare – Linha Vaticano
Qualquer objeto de cores escuras irá absorver mais calor que cores claras, pois as cores claras absorvem menos irradiação solar. Por exemplo, se você for fazer uma caminhada no sol com uma blusa preta, com certeza sentirá mais calor que se tivesse usado uma blusa branca. E este é o mesmo princípio utilizado para desenvolver pisos atérmicos. Cores claras absorvem menos calor e liberam mais facilmente, sem se manter quente durante a exposição ao sol.
Uma pesquisa pela Unicamp confirmou que este princípio é válido inclusive para fachada de casas e prédios. O uso de revestimentos de cores claras ou até mesmo tintas de cores claras contribui para diminuir a absorção de calor e, consequentemente, diminui o uso de energia para ventiladores e ar condicionado. Neste caso o uso de revestimentos atérmicos contribui inclusive para diminuir a conta de luz.
Benefícios do piso cimentício atérmico
Agora que sabemos o que torna os revestimentos atérmicos, vamos avaliar os benefícios que o piso cimentício, especificamente, traz para os ambientes.
Os revestimentos cimentícios atérmicos, como já dizemos anteriormente, são muito versáteis. Por isso eles podem ser aplicados em qualquer ambiente e com diferentes características. O piso cimentício atérmico pode ser drenante, antiderrapante e até mesmo usado como piso elevado.
Os revestimentos cimentícios atérmicos são indicados principalmente para áreas externas e não somente para pisos, mas também bordas de piscina. Além disso, esse conforto atérmico dos pisos cimentícios pode ser aplicado em variados tamanhos, conforme o estilo que você procura. E a manutenção e limpeza são simples. Recomenda-se utilizar detergente neutro próprio para pisos cimentícios, diluído em água, conforme orientações do fabricante. Em uso diário, a limpeza deve ser realizada sempre que o produto apresentar sujidades e poeiras em sua superfície.
A Strutturare oferece diferentes linhas de pisos atérmicos para a área externa do seu projeto, como o Vaticano que além de atérmico é antiderrapante e proporciona segurança e conforto para a área da sua piscina, churrasqueira ou jardim.