Os produtos cimentícios são muito conhecidos quando estamos falando de pisos e paredes, principalmente para locais de muito tráfego ou áreas externas. Com a tecnologia e a criatividade de profissionais, estamos vendo também os produtos cimentícios usados em piso interno, banheiros, para destacar paredes, piso cimentício imitando madeira e muitas outras novidades. Mas a nova tendência é o revestimento cimentício como acabamento.
Se você acha que o revestimento cimentício é algo cinza e grosseiro, está muito enganado. A tecnologia de alquimia de cores e o uso de diferentes materiais possibilita que os produtos cimentícios tenham diversas formas, tons e texturas. Essa grande versatilidade traz a possibilidade de usá-lo em acabamentos finais, agregando charme ao projeto com muita durabilidade. Conheça agora algumas formas de usar o revestimento cimentício como acabamento e aproveite para tirar algumas ideias para o seu projeto.
Acabamento para banheiro
O banheiro é umas das áreas que mais temos que ter cuidado ao pensar nos revestimentos, pois além de ser uma área muito usada, está sempre em contato com água. É preciso então pensar nos casos de infiltração, mofo, além da segurança de um piso antiderrapante. Assim o acabamento para banheiro se torna também um assunto muito delicado, pois envolve criatividade sem deixar a funcionalidade de lado. Os revestimentos cimentícios podem entrar em contato com água, resistindo também ao vapor de anos de banhos quentes. Além disso, vários pisos são antiderrapantes. Por isso ele acaba sendo muito indicado para banheiros, até mesmo no acabamento.
Para dar um ar de SPA você pode dar um acabamento em uma das paredes do seu banheiro (ou até mesmo dentro do Box) com o revestimento cimentício que imita madeira, ao invés do velho azulejo. Ou se você quer algo que te lembre de praias e resorts, pode usar um revestimento cimentício que imite pedra também em uma das paredes.
Acabamento cimentício no rodapé
Estamos vendo constantemente a tendência do rodapé alto e em destaque nos projetos. Algumas vezes esses rodapés são, inclusive, diferentes do piso, dando um visual original no ambiente. A versatilidade dos revestimentos cimentícios é que alguns deles podem ser usados tanto como piso quanto como revestimento de parede.
Dessa forma você pode aplicar o piso cimentício desejado no chão do ambiente e “subir” este piso um pouco mais, criando um rodapé com o mesmo revestimento cimentício usado no chão. Ou então você pode misturar os tipos de revestimentos e utilizar algo diferente em seu rodapé, como o revestimento cimentício que imita madeira ou o que imita pedra. Ou se você quiser algo mais clean, pode optar por algo mais branquinho e com toda a resistência e durabilidade do cimentício.
A linha Firenze da Strutturare é a linha de produtos que tem essa versatilidade de poderem ser usado tanto como piso quanto como revestimento de parede.
Chapéu de muro
O chapéu de muro é muitas vezes negligenciado em alguns projetos por parecer não trazer nenhum benefício. Mas este item é essencial se você deseja um ambiente com um visual totalmente perfeito. Afinal, os muros são inevitáveis, então porque não torná-los algo que possa trazer um ar ainda mais sofisticado à sua casa?
O revestimento cimentício é ideal para ser usado como chapéu de muro, já que tem a resistência do cimento e a versatilidade para ser moldado em diferentes formas, sem perder a sua durabilidade. O chapéu de muro cimentício com certeza dá um ar mais leve aos projetos de casas com muros ou escadarias.
Revestimento de parede 3D
Outro acabamento muito interessante para projetos é o revestimento de parede 3D. Estes revestimentos dão um diferencial ao ambiente com muita modernidade e sofisticação. E o revestimento cimentício 3D traz estes atributos juntamente com as qualidades do revestimento cimentício, resistindo a ambientes úmidos e mais duráveis que outros materiais, como o gesso.
A linha Milano da Strutturare apresenta diferentes modelos de revestimento de parede 3D para o seu projeto na cor branca. Ou então você pode personalizar a sua cor trabalhando com a alquimia de cores Strutturare.
Acabamento com cobogós
O Cobogó também pode ser utilizado como uma opção de acabamento. Algumas vezes nos deparamos com ambientes que precisam de uma divisória, mas não podem perder a luminosidade e a circulação do ar. Ao invés de deixar aberto ou simplesmente colocar uma parede, você pode utilizar os cobogós, feitos justamente para esta finalidade, trazendo uma solução muito charmosa para divisões de espaços.