Revestimento de parede de madeira, cobogó, revestimento 3D, todos estes modelos estão em alta para compor o acabamento de paredes internas e externas. A tecnologia se torna uma aliada para produzir revestimentos charmosos e contemporâneos, com inspiração no passado.
Mas como utilizar estes revestimentos de forma atual e interessante? A principal dica é combinar revestimentos, texturas, cores, móveis e decorações para que o ambiente não se torne típico de uma novela antiga. Conhecendo um pouco mais sobre cada elemento, você pode misturá-los e atingir um resultado inovador e espetacular!
Revestimento de Madeira
Os revestimentos de madeira eram utilizados em todos os ambientes, no chão ou parede. Hoje este elemento deve ser usado com mais cautela. Primeiro, por causa do desmatamento excessivo que vemos acontecendo no nosso país e, segundo, para não exagerar e transformar sua casa em uma cabana na floresta.
Os elementos de madeira, hoje podem formar tapetes ou pisos de quartos e salas, ou até mesmo dar destaque a algumas paredes, como a da cabeceira da cama ou do fundo da sala de estar. O elemento madeira é aconchegante e elegante, trazendo um ar sofisticado e ao mesmo tempo duradouro ao seu ambiente. Com o revestimento cimentício que imita madeira você pode aplicá-la em ambientes internos ou externos, paredes ou pisos, sem se preocupar com o desmatamento, cupins ou manutenção excessiva.
Cobogós
Cobogós são estruturas vazadas que fazem a divisão de ambientes permitindo a passagem de claridade e sem comprometer a ventilação. Tradicionalmente são usadas em fachadas, áreas externas, ou divisão de ambientes internos.
Os estilos que vemos dos cobogós hoje proporcionam uma viagem ao passado, mas com muita modernidade e elegância. Podem ser incorporados a ambientes mais íntimos, quanto a ambientes sociais e públicos. Quando o ambiente é projetado tendo em mente a iluminação do local, o cobogó propicia um visual extraordinário.
Revestimento de Parede 3D
O revestimento de parede 3D cimentício era muito visto em fachadas de prédio pela sua durabilidade, resistência e design inovador. Hoje ele ganhou cara nova e entrou pra dentro de casa!
O revestimento 3D é muito usado para compor ambientes, decorando uma parede do cômodo para trazer modernidade e estilo. Ele pode ser usado em salas, cozinhas, quartos e ainda como fachada. Cores podem ser aplicadas para trazer vida ao ambiente, além de ser mais durável que pinturas, texturas e gesso.
E por causa das inovadoras tecnologias, os estilos podem ser os mais diversos, utilizando a criatividade do cliente e do fabricante para trazer personalidade a paredes e ambientes.
Como dizia Lavoisier: “…nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Os estilos vão e voltam na arquitetura, design e decoração. E se usarmos sempre um pouco de tecnologia e inovação, a inspiração de revestimentos retrô pode se tornar muito atual, elegante e surpreendente.