A neuroarquitetura melhora a qualidade dos ambientes

A neuroarquitetura, de forma simples, tem como principal objetivo a criação de ambientes que despertem a sensação de alegria e prazer nas pessoas que os frequentam. Afinal, nenhum arquiteto começa um projeto com o pensamento “vou fazer essa parte de qualquer jeito”. Ambientes bem projetados influenciam o comportamento das pessoas e suas experiências no local.

Conceito de neuroarquitetura       

A neuroarquitetura surgiu da ideia de juntar bem-estar com arquitetura em um novo conceito. Com isso, a projeção dos espaços passa a ser mais do que apenas um cômodo. Ela se torna um estímulo ao nosso corpo e mente. Por isso, para que esse método seja fácil de ser colocado em prática de forma eficaz, diversos estudos com a participação de neurocientistas, arquitetos, e outros especialistas foram realizados. ⠀

Durante as pesquisas, foi identificado que questões como luz, calor e barulhos impactam na qualidade de vida das pessoas dentro de um ambiente. Assim, esse conceito começou a ser aplicada em empresas, escolar e hospitais como forma de organizar os ambientes e os tornar mais estimulantes. Alguns elementos da neuroarquitetura são:

  • Luz natural;
  • Natureza;
  • Cores positivas;
  • Boa ventilação;
  • Ambientes silenciosos.

Benefícios dentro de casa

A neuroarquitetura melhora a qualidade dos ambientes

A nossa casa é, sem dúvida, o lugar no qual gastamos a maior parte do nosso tempo. Seja para dormir, comer, tomar banho, ou passar tempo com a família.

Por isso, ter um espaço agradável, com a sensação de “lar, doce lar” é essencial para o nosso físico e mente. Trazer esse conceito para dentro de casa transforma o ambiente para que seus moradores possam, finalmente, descansar.

Benefícios em escritórios e empresas

A neuroarquitetura melhora a qualidade dos ambientes

O brasileiro médio possui uma carga horária de trabalho de 8 horas por dia. E, acima de tudo, durante todo esse tempo deve ser produtivo.

Humanizar o ambiente de trabalho é, acima de tudo, motivar seus funcionários. Contudo, isso é impossível se o ambiente é exaustivo. Ruídos, móveis velhos, cadeiras ruins, pouca luz e muito calor ou frio tornam a rotina do trabalhador desgastante. Ou seja, mais do que nunca, as empresas devem investir e focar no conforto físico e mental de seus funcionários.

Benefícios nas escolas

A neuroarquitetura melhora a qualidade dos ambientes

As escolas são o núcleo no qual a criança desenvolverá diversas habilidades e conhecimentos. Tendo igual importância aos professores e os materiais usados, a estrutura rígida do ambiente também afetam o aprendizado. Por isso, ter um local focado em estimular a criatividade, a concentração e a socialização é essencial.

O ambiente deve ter todos os elementos necessários para que as crianças se sintam motivadas, porém sempre se atentando a segurança do local. Desta forma, todo o processo de aprendizado será mais leve e fluido.

Benefícios em hospitais e clínicas

melhora a qualidade dos ambientes

As sensações mais comuns de se ter dentro de um hospital, clínica ou até mesmo em um consultório são tristeza, estresse e desconforto. O local se apresenta como uma necessidade, pois ninguém quer estar ali.

Humanizar esse ambiente o torna mais agradável, ajuda a aliviar a tensão, além de estimular a recuperação dos pacientes.

Gostou das dicas?

Entre em contato e conheça mais ideias! Envie um e-mail para contato@strutturare.com.br ou ligue para 31 3589-6050.

Leia também: Escolha a iluminação certa para o seu projeto

 

 

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE