O piso elevado é conhecido principalmente por grandes construtoras que o utilizam em áreas comuns e escritórios. Sabe-se que ele é usado para criar um espaço entre o piso e o contra piso. Espaço este onde pode-se passar cabos, ar condicionado, calefação e outros. Mas entender o funcionamento dele é de extrema necessidade para que o uso do piso elevado seja correto.
Definição de Piso Elevado
Segundo a NBR 15805:2015, norma da ABNT para pisos elevados de placas de concreto, o piso elevado é um sistema de piso formado por placas modulares, pré-fabricadas, de concreto, com reforço estrutural. Essas placas são assentadas com juntas abertas e uniformes, sobre apoios contínuos ou isolados, confinado em seu perímetro. Este sistema resulta em uma superfície regular para circulação de pedestres e pequenas cargas rolantes (cadeirantes e bicicletas), com um espaço de entrepiso que pode ser usado para passagem de instalações e recolhimento de água.
Funcionamento do Piso Elevado
O sistema de piso elevado funciona através dos apoios que são colocados no contra piso para apoiar em cima as placas que serão o piso em si. Para aplica-lo, um projeto é desenvolvido para calcular a área e a altura do entrepiso, definindo-se assim como os apoios e as placas serão colocadas. No projeto defina-se também o que estará no espaço entre piso e contra piso, seja ele usado para cabeamento, ventilação, drenagem de água, dentre outros.
A instalação do piso é fácil e rápida, assim como sua manutenção. Para ter acesso ao entrepiso é necessário somente retirar as placas da área selecionada e fazer a devida manutenção das instalações que estão abaixo do piso.
Funções do Piso elevado
- Melhor acesso hidráulico e elétrico
- Rápida absorção da água
- Excelente absorção dos movimentos estruturais
- Melhor isolamento térmico
- Piso mais leve e resistente
- Piso nivelado de fácil remoção para manutenção
- Melhor isolamento acústico
- Rápida instalação
- Sustentabilidade e limpeza
Na Strutturare o sistema de piso elevado pode receber os pisos das linhas Vaticano, Trevi, Pantheon e Desabilitato, sendo mais comum os acabamentos lavados da linha Pantheon. Utilizamos a tecnologia do concreto para fabricação de todos os nossos pisos, buscando sempre atender as normas de exigência do usuário – NBR 15575:2013 parte 1 – e os desempenhos exigidos na norma NBR 15575:2013 parte 3. Especificamente para os pisos elevados, trabalhamos com um sistema para atender todas as classes de carga de ruptura características de acordo com os itens 7.2, 7.3 e 7.4 da NBR 15805:2015.
Para conhecer mais Piso Elevado Strutturare e os acabamentos disponíveis, acesse a página http://strutturare.com.br/roma-piso-elevado/ ou envie um e-mail para contato@struttuare.com.br.