Desde quando se usa revestimento 3D na decoração?

Antigamente, para destacar uma parede, usava-se tinta ou papel de parede. Hoje, a variedade de materiais para esse fim é imensa. Mas é o revestimento 3D a grande tendência do momento.

 

O revestimento de parede ou revestimento tridimensional (3D) ou 3D board virou tendência na arquitetura. Os diversos formatos que podem ser encontrados, criam sofisticadas texturas e desenhos nas paredes, dando um toque todo especial à decoração. Sua variedade é enorme, se alguns parecem saltar da parede, outros tem relevos mais baixos e suaves.

Apesar do revestimento cimentício ter várias vantagens, como fácil manutenção e sua durabilidade, esse material nem sempre foi usado na decoração. Por isso, vamos te contar como o cimentício foi parar nas paredes dos ambientes com as decorações mais elegantes.

 

As fábricas

 

No começo, o revestimento cimentício era usado apenas no chão de fábricas devido ao seu baixo custo. Mas como os arquitetos procuram sempre inovar em suas criações, não demorou muito para o cimentício ganhar novas aplicações na arquitetura e no design de interiores e, por sua versatilidade, compor todos os tipos de ambientes.

O revestimento cimentício passou a ser usado nos pisos de áreas externas e internas. Principalmente em áreas de piscina, devido às propriedades antiderrapantes e atérmicas que podemos aplicar às peças. Pisos cimentícios que imitam madeira passaram a substituí-las por sua durabilidade e fácil manutenção. Mas não demorou para, dos pisos, esse revestimento passar para as paredes.

 

Do chão para as paredes

 

O uso como revestimento de parede virou tendência rapidamente e são vários os fatores que fazem os arquitetos escolherem esse material:

  • Praticidade de instalação: ele vem de fábrica em peças ou painéis que são montados direto na parede. É uma maneira prática de mudar a atmosfera e design de um ambiente sem precisar fazer uma obra demorada.
  • Excelente custo benefício: Seu baixo custo vem do fato dele ser muito durável, de maneira que não é preciso fazer sua troca por muito tempo, ao contrário de outros materiais.
  • Facilidade de limpeza e manutenção: Para limpar as peças basta passar um pano úmido, ou com sabão neutro, na superfície. Mais dicas sobre limpeza das peças. 

E por isso, quartos, salas, escritórios, residenciais e comerciais, shopping centers, entre outros, começaram a ter os mais variados revestimentos cimentícios 3D.

 

Das áreas internas para as externas

 

Por sua resistência à umidade, ao calor e à luz do sol, o revestimento cimentício pode ser usados tanto em ambientes internos como externos, o que deu asas à imaginação dos arquitetos, que passaram a usá-los em varandas, jardins, áreas de piscinas, espaços gourmet e até em fachadas. Mesmo porque, o uso desse material também adiciona uma camada de proteção à estrutura das construções.

Não demorou muito para que os revestimentos cimentícios conquistassem também banheiros e cozinhas. Vale destacar que nos banheiros eles ajudam inclusive a evitar infiltrações.

 

De coadjuvante para protagonista

 

E foi assim que as parades, antes coadjuvantes nos espaços, passaram a protagonizar. O volume, a textura e movimento que os revestimentos 3D proporcionam aos mais diversos espaços, acaba diminuindo a necessidade de outras peças de decoração e até mobiliário. O revestimento tridimensional sozinho consegue compor os ambientes com elegância e sofisticação deixando-os aconchegantes para aqueles que moram nas residências e surpreendendo e enchendo os olhos dos visitantes.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE