O piso cimentício é um material versátil, bonito, resistente e que tem estado cada vez mais em uso na construção civil. Isso porque ele se adequa perfeitamente no revestimento de áreas internas e externas, como varandas, jardins, garagens e até mesmo nas áreas de piscina.
Se você deseja descobrir sobre o que se trata este produto, confira tudo a respeito, a seguir.
Características do piso cimentício
O piso em cimento, ou concreto, como também é chamado, ganha diversas formas, cores e texturas. Em alguns casos, o assentamento é feito derramando-se o cimento diretamente ao chão. Nesse caso, ele recebe o nome de cimento queimado e costuma receber acabamento em resina fosca ou brilhante.
Outra possibilidade é o piso cimentício fabricado em formas, ou placas. Aqui, o material recebe tratamento especial, com o uso de complementos que conferem características específicas ao produto, como a função antiderrapante ou atérmica.
O piso cimentício em placas tem suas vantagens em relação ao cimento queimado. Isso porque o produto já passou pelo processo de cura (técnica de hidratação do concreto até chegar à sua forma sólida). Assim, não existe o perigo de trincas ou dilatação.
Mais um ponto a favor é com relação à sua durabilidade. Nisso, o piso de concreto supera cerâmicas e porcelanatos, devido à sua maior resistência. Consequentemente, o cliente terá este piso por mais tempo.
Quando escolher o piso cimentício?
Existem diversas situações em que a escolha do piso cimentício é a mais correta. Como:
Nas bordas e áreas de piscina
O piso cimentício é o material mais utilizado em bordas e nas áreas de piscina. Isso porque ele pode ser atérmico, característica que impede a absorção de calor, principalmente nos dias mais quentes.
Isso significa que andar descalço em volta da piscina, no verão, não será um problema. Com relação às bordas, temos o mesmo resultado: mais conforto para sentar-se à beira da piscina.
Em áreas de grande circulação
Por ser bastante resistente, o cimentício também é indicado para áreas com grande circulação de pessoas ou veículos. Isso inclui garagens, jardins, passeios, áreas gourmets, dentre outros ambientes.
Nos ambientes internos
A versatilidade do cimentício permite que este piso fique incrível, inclusive, em espaços internos. Seja em casas, apartamentos ou ambientes comerciais, este produto se adequa a qualquer projeto.
Na Strutturare, por exemplo, o cliente pode escolher a cor e o acabamento perfeito para o seu projeto de design.
Piso cimentício que imita a madeira
Pense em um material com o visual da madeira, porém, que não precisa de manutenções tão regulares quanto a madeira original. Com o piso cimentício que imita a madeira isso é possível!
Na Linha Legno da Strutturare, por exemplo, você encontra produtos com a mesma textura e as cores utilizadas nos principais pisos de madeira. O melhor é que o cimentício é muito mais resistente e demanda menos manutenções.
Outra vantagem é que ele pode ser utilizado em áreas molhadas e com forte exposição solar, sem que isso prejudique seu visual.
Saiba mais sobre o piso cimentício no canal Vida de Arquiteta, produzido por Christianne Lima, Arquiteta e empreendedora. Clique no link abaixo para conferir.
O que achou do conteúdo sobre o piso cimentício? Esperamos ter elucidado suas dúvidas para fazer a melhor escolha para o seu projeto! Continue navegando pelo nosso blog e saiba tudo sobre nossos pisos e revestimentos cimentícios.