Parede 3D: conheça os prós e os contras de cada material utilizado

A parede 3D é uma tendência do design de interiores contemporâneo. Isso porque existe uma infinidade de formatos e padrões impressos nas placas e revestimentos tridimensionais, sem mencionar a variedade de materiais utilizados na fabricação deste tipo de produto. 

Os revestimentos 3D, também chamados de painéis ou placas 3D, podem ser aplicados nos espaços internos e externos, como em muros e fachadas de casas e prédios. Por outro lado, algumas matérias-primas não são adequadas para ambientes externos, bem como em locais internos com muita umidade. 

Isso se aplica ao banheiro, cozinha, muros e fachadas, como mencionado acima. Devido à grande quantidade de materiais utilizados na produção da parede 3D, nós resolvemos criar este conteúdo para esclarecer os prós e os contras dos principais deles. 

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

Parede 3D: o que é isso?

A parede 3D diz respeito à instalação de revestimentos com desenhos tridimensionais, que dão um visual de profundidade a ela. Isso significa que a parede terá uma aparência incrível de qualquer ângulo em que seja observada. 

Os painéis 3D estão disponíveis em diversas cores e desenhos capazes de imprimir um visual moderno ou rústico, dependendo do design e do acabamento escolhido. 

Esse tipo de decoração tem sido uma febre nos últimos tempos, isso porque os revestimentos não precisam do reforço de demais elementos decorativos para se sobressair no ambiente. 

Até mesmo em espaços pequenos a instalação desse tipo de material terá um impacto importante, sem prejudicar a circulação. Por isso, se você mora em um ambiente apertado, aposte na ousadia desses painéis para obter um visual mais arrojado.

Prós e contras dos principais materiais usados na criação de parede 3D

Revestimento cimentício

O revestimento cimentício 3D é um dos materiais mais utilizados na fabricação de painéis texturizados. Ele é criado a partir do concreto e de outros elementos, dando um visual semelhante à rocha – imitando até mesmo a aparência de madeiras.

O grande diferencial do cimentício é o seu custo-benefício, já que não existem restrições para a sua instalação. Por ser resistente à água, este é o material que deve ser escolhido, quando se deseja instalar uma parede 3D em ambientes externos, como fachadas ou muros. 

Isso também vale para o banheiro e a cozinha, que são ambientes internos com bastante umidade, o que pode prejudicar os demais materiais disponíveis. Os revestimentos cimentícios podem ser pintados ou fabricados em diversas cores.

O único problema do cimentício é o seu peso!

Parede 3D de gesso

As placas 3D de gesso são as mais comuns do mercado. Elas são leves e fáceis de instalar – isso inclui até mesmo drywalls. Você pode encontrar este produto já pronto ou pode solicitar um design personalizado. 

O problema é que esse tipo de material não pode ter contato com a água! Portanto, não deve ser instalada em áreas externas, com contato da chuva. 

Revestimento 3D de madeira

A madeira também é utilizada na texturização de paredes. Neste caso, pode ser utilizada a madeira natural ou MDF. Esse tipo de material também possui designs incríveis e variados, com a vantagem de se obter o produto a preços reduzidos. 

A única desvantagem é a sua instalação em áreas externas, já que o material não pode ter contato com umidade. 

Parede 3D de tecido e couro

O tecido é outro material bastante utilizado em paredes 3D, inclusive no teto das edificações. Geralmente, eles são forrados com espuma e tecido estofado. Por isso, esse tipo de decoração combina bem com o quarto, no lugar da cabeceira da cama, gerando um visual de conforto e relaxamento.

Os formatos mais comuns do revestimento 3D em tecido são os quadrados e retângulos, não havendo muita variedade em design. 

Existem algumas particularidades desse material, como a necessidade de limpeza profissional, já que se trata de um produto estofado.

Semelhante ao tecido, os revestimentos em couro também são bastante confortáveis, com o diferencial de ser um material que transmite calor. Por outro lado, o couro é bem mais caro, em comparação com o tecido.

Ambos não devem ser utilizados em ambientes externos!

Estes são os principais materiais utilizados na produção da parede 3D. O que você achou deles? Qual você prefere? Deixe nos comentários!

Esperamos ter elucidado suas dúvidas para fazer a melhor escolha para o seu projeto! Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o assunto.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE