O piso atérmico se tornou uma tendência de arquitetura nos últimos anos, pois atende uma necessidade muito clara dos consumidores: tornar suas áreas externas mais confortáveis. Por isso os fabricantes passaram a desenvolver tecnologias que desenvolveram pisos muito eficazes, e os arquitetos e paisagistas passaram a usar estes pisos em seus mais diferentes projetos.
O objetivo do piso atérmico
A finalidade principal de um piso atérmico é trazer conforto para os pés de quem está ao redor de uma piscina ou em uma área externa, como jardins, playgrounds e varandas. Quando estamos em uma área de lazer, principalmente próxima à piscina, muitos ficam descalços, sentam no chão e até deitam para tomar sol. E isso era quase impossível quando os revestimentos de piscina se resumiam a pedras e azulejos, já que eles esquentavam muito e não deixavam as pessoas aproveitarem o sol e a piscina sem se queimarem.
Além disso, o piso atérmico é muito eficaz em reduzir as temperaturas do ambiente, já que ele não absorve tanto o calor. O calor está muito grande no verão e uma área com muito piso e construções só faz com que esse calor seja absorvido e aumente ainda mais as temperaturas em áreas urbanas. O piso atérmico ajuda muito a reduzir as temperaturas também nessas áreas, absorvendo menos calor e mantendo a temperatura.
Mas como é que o piso atérmico não absorve calor?
A explicação pode ser simples, mas com certeza o seu desenvolvimento não. Com muita pesquisa e testes, os desenvolvedores chegaram a uma combinação de matérias primas e pigmentos que juntos criam pisos que absorvem menos calor. Por isso os pisos atérmicos são sempre de cores mais claras, como champagne, branco e areia. Isso pode ser percebido por qualquer um, já que sabemos que cores escuras sempre absorvem mais calor que as cores claras.
Inclusive, uma pesquisa da Unicamp confirmou que, revestimentos e tintas mais claros são tão eficazes em absorver menos calor que podem diminuir a conta de luz no final do mês. Com uma menor absorção de calor, menor o uso de ventiladores e ar condicionados. Por isso uma dica importante é: se você está construindo em uma área do país que faz muito calor, nada de revestimentos de piso, parede e tintas escuros!
O piso atérmico ideal para o seu projeto
Hoje várias matérias primas já foram usadas para desenvolver pisos atérmicos. Você pode encontrá-los em:
- Piso cimentício atérmico
- Piso fulget – cimentício ou resinado
- Algumas pedras
- Porcelanato atérmico
- Cerâmica atérmica
Ainda há muita pesquisa sendo feita sobre pisos cimentícios e para escolher o melhor para o seu projeto é preciso considerar alguns fatores e a relevância deles para você.
Antiderrapante: É importante que o piso também seja antiderrapante, já que estará em área externa que pode entrar em contato com água da piscina, jardim e chuva. Assim você consegue um piso seguro e confortável para o seu projeto.
Facilidade de manutenção: Por estar na área externa, o piso irá sujar mais e por isso é necessário escolher um piso com uma manutenção que seja factível para você. Se limpar o piso com produtos próprios e caros não cabe no seu bolso, escolha opções que possam ser lavadas com produtos comuns e com menos frequência.
Durabilidade: Pelo mesmo motivo, você deve escolher um piso que precise tenha uma durabilidade compatível com a sua necessidade de troca. Se você se vê fazendo uma reforma em 5 anos, pode optar por opções mais baratas e menos duráveis. Mas se você pretende construir e manter por muito tempo, invista em um piso de alta durabilidade e que te acompanhará por muitos anos.
O piso cimentício atérmico Vaticano, da Strutturare, pode ser a opção ideal para você. Além de antiderrapante, é de fácil manutenção e limpeza e muito durável, por ter como base o concreto. Conheça então a nossa linha Vaticano de pisos atérmicos.