Sustentabilidade do piso cimentício: o material garante beleza sem impacto ambiental

A sustentabilidade é uma necessidade cada vez maior para o mercado. Em inúmeros setores, as empresas têm buscado maneiras de frear o impacto nocivo ao meio ambiente. 

Da mesma forma, o segmento da construção civil vem tomando o caminho da sustentabilidade. Assim, um destaque importante nessa área é o piso cimentício, material que não gera impacto ao meio ambiente e ainda oferece diversas vantagens em comparação a outros produtos. 

Antigamente, era comum acreditarmos que não era possível unir estética e sustentabilidade. O piso cimentício prova o contrário. Com esse material, é possível conquistar uma bela decoração, com harmonia e funcionalidade.

A sustentabilidade na construção civil não está mais voltada para a obra em si, mas para os aspectos de design e ambientação interna. Atualmente, projetos de design de interiores trazem uma complementação com características da nova pegada ambiental que tem surgido. 

O que torna um piso sustentável?

Nem todas as empresas que fabricam pisos sustentáveis se preocupam, de fato, com as questões ambientais. Para que o material seja ecologicamente correto, é preciso que alguns aspectos sejam seguidos. 

Alguns requisitos, nesse sentido, incluem:

  • processo de fabricação;
  • origem dos insumos;
  • uso de recursos naturais;
  • tipo de material usado. 

Escolher um produto sustentável para uma obra é a certeza de qualidade. Isso porque, quando sustentável, o produto tende a ser mais resistente e durável. 

A sustentabilidade do piso cimentício 

A sustentabilidade do piso cimentício começa desde a sua fabricação. A base do piso é o cimento, que será misturado a diversos aditivos. Esses agregados costumam ser o vidro, pedras e até mesmo resíduos de mineradoras, ou outras fontes que podem ser reutilizadas em sua produção

Ou seja, materiais que seriam descartados acabam sendo renovados e se tornando um belo piso para obra. 

Outra questão relacionada à fabricação do cimentício é que isso acontece de forma artesanal. O processo é feito utilizando-se moldes, onde a mistura é colocada. Essa base é desenvolvida em diferentes designs e o resultado é uma variedade de formatos, tamanhos e texturas. 

Mais um ponto importante é com relação à secagem do piso cimentício, que ocorre de forma natural e sem a utilização de fornos e processos industriais. Ou seja, sem causar impactos ao meio ambiente. 

Vantagens para além da sustentabilidade

Além da sustentabilidade do piso cimentício, o uso do material traz outras vantagens a serem destacadas na hora de construir ou reformar. 

Praticidade e resistência

Por ter a base de concreto, esse produto dura muito e requer pouca manutenção. Além disso, ele é simples de limpar e suporta alto tráfego de pessoas. Por fim, o piso cimentício não sofre muito com as ações do tempo. 

Versatilidade

O piso cimentício é ideal para a criação de ambientes modernos e arrojados. Com ele, é possível criar efeitos visuais de outras matérias-primas, como madeira, mármore e até mesmo o gesso. 

Ele traz ainda um amplo leque de possibilidades para o planejamento do projeto, já que é possível produzi-lo em diferentes formatos, cores e texturas. 

Segurança

Para a área externa, o piso cimentício ideal a ser utilizado é o atérmico. Esse tipo de produto não retém calor e traz conforto para a circulação na beira de piscinas.  

Formatos e texturas

Dependendo do ambiente em que o piso cimentício for inserido, é possível usá-lo polido, liso ou até mesmo antiderrapante, trazendo o conforto e a segurança que o espaço precisa.

Isso faz com que esse material se adeque bem em áreas externas, como em volta da piscina e áreas gourmets, além de ambientes internos, como cozinhas, salas ou quartos.

O que achou deste conteúdo sobre sustentabilidade do piso cimentício? Esperamos ter elucidado suas dúvidas para fazer a melhor escolha para o seu projeto! Continue navegando pelo nosso blog para saber mais sobre o assunto.

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE