Rodapés

Rodapés

Muitas pessoas que não tem experiência com reforma, não são arquitetos ou decoradores, na hora de comprar materiais para seu ambiente se esquecem de pensar nos rodapés. Apesar deles estarem na maioria dos cômodos e casas, principalmente nas mais antigas, não se dá muita atenção a eles. Por isso, nesse post vamos falar da sua importância em um projeto de design de interiores. 

Os rodapé são aquela faixa ao longo das bases da parede, junto ao piso. Eles podem ser de diversos materiais, mas a maioria ainda é de madeira. Eles podem ser lisos ou detalhados, com padrões e desenhos. 

Normalmente, eles variam de 5 a 10 centímetros de altura, mas também se usa muito os de 7 centímetros conjugados que já vem com o cordão acoplado no próprio rodapé, que facilita o acabamento na junção do piso com o rodapé. Tem se usado muito também uma ou duas peças de 15 centímetros, deixando os rodapés mais altos. Uma dica para definir a altura do rodapé que você vai escolher é olhar a altura do pé direito do seu cômodo.

Além deles darem um toque de sofisticação e elegância a qualquer ambiente, podendo realçar a decoração com suas versões trabalhadas com padrões ou desenhos, ele é extremamente importante para o acabamento e proteção da parte inferior da parede e sua junção com o chão. O rodapé:

  • Evita desgastes na parede e no piso;
  • Proteje contra choques de vassouras, rodos e aspirador de pó, por exemplo;
  • Impede a entrada de umidade/água , na hora da limpeza por exemplo quando se usa panos úmidos;
  • Evita o acúmulo de poeira e sujeira. 

Os rodapés podem e devem ser usados também em áreas externas, protegendo a junção da parede com o piso da chuva, por exemplo. 

Rodapés do mesmo material dos pisos dá um lindo efeito de continuidade para os pisos, muito usado na decoração, é por isso, que a Strutturare fornece rodapé feitos com o mesmo material e mesma cor de seus pisos. O piso cimentício é, inclusive, uma ótimo material para ser usado no rodapé também por sua resistência à umidade, durabilidade e fácil manutenção. Não podemos esquecer do cimentício que imita madeira que dá um charme todo especial ao seu piso e rodapé. 

Mas na hora de instalar o rodapé, certifique-se de contratar um pessoa do ramo ou recomendada pelo fabricante. O rodapé muitas deve receber um corte feito por um equipamento especial para se encaixar perfeitamente na parede. E não vale à pena investir no rodapé e não instalá-lo da maneira correta. 

Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Email

Acessar catálogo STRUTTURARE